Saiba mais!
Começam, neste mês de julho, em Arcoverde, as ações do 5º Festival de Economia Criativa – na Pisada dos Cocos do Nordeste, um evento idealizado pelo Sesc Pernambuco, de acordo com as ações do HUB PE Criativo, com correalização dos grupos de samba de coco Raízes de Arcoverde, Irmãs Lopes, Trupé, Fulô de Barro, Eremin, Quebra Coco Aliança, Dmalandro, Encantos do Coco e Pisada Segura, que acontece de 6 a 9 de novembro.
A programação conta com cursos, oficinas, palestras, rodas de conversa, exposições, feira de economia criativa, apresentações musicais, performances e intervenções artísticas, desfile de moda, gastronomia, rodada de negócios, programações turísticas, entre outras atrações. Até o início de novembro, o Sesc realiza mais de 30 ações formativas nos campos da cultura, gastronomia, artesanato, moda, turismo e serviços de suporte para shows e eventos, todas em parceria com a Prefeitura de Arcoverde, através das secretarias de Cultura, com o Projeto Parada Multicultural, Turismo e Eventos, e de Desenvolvimento Econômico, além do Coquetel Molotov, Sebrae e Grupo Pleno.
As três primeiras formações serão com a produtora cultural Eliz Galvão. Na quinta-feira, dia 31 de julho, às 14h, acontece a masterclass “Formalização de Artistas e Sustentabilidade na Cultura”, que será transmitida, em formato online, pela plataforma Teams. No dia 1º de agostro, às 18h30, e no dia 2, às 9h, no Sesc Arcoverde, tem a oficina “Bora Elaborar Projetos para a Rouanet”. E nos dias 11 e 12 de agosto, às 19h, pelo Teams, é a vez da oficina “Bora Criar Currículos Artísticos”.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site de eventos do Sesc Pernambuco (https://eventos.sescpe.com.br/eventos/). “Nossa intenção é proporcionar oportunidades para que as pessoas possam construir carreiras de sucesso por meio de projetos em economia criativa. Para isso, oferecemos formações, ministradas por especialistas, para contribuir com o surgimento de novos empreendedores culturais e, assim, alavancar o crescimento econômico da nossa região”, explica Águida Cardeal, gerente do Sesc Arcoverde.
Objetivos do Festival – O evento busca proporcionar o fortalecimento e a sustentabilidade dos grupos artísticos, por meio do estímulo à economia criativa, contribuir para os diversos negócios criativos, tendo a identidade cultural como força motriz para o desenvolvimento socioeconômico da região, impactar a cadeia e fortalecer o marketing do turismo pernambucano, divulgar os atrativos naturais, patrimônio cultural e gastronômico do Sertão do Moxotó e promover ações de responsabilidade socioambiental.