Sesc realiza Festival Quariterê em Araripina e Bodocó

Com o tema “Territórios de Afeto: histórias e resistências das mulheres negras”

Saberes ancestrais, reconexão com raízes culturais e o empoderamento de identidades femininas negras são pilares centrais d’o Festival Quariterê, promovido pelo Sesc Pernambuco. A iniciativa, que também vai acontecer em outras unidades, chega às cidades de Araripina e Bodocó com programação a partir de 28 de julho.

Com o tema “Territórios de Afeto: histórias e resistências das mulheres negras”, a programação contará com rodas de conversas, oficinas, debate e exibição de filmes. Em Araripina, o projeto vai acontecer no dia 28 de julho, na unidade. Às 19h, a unidade vai receber Mária Ferreira, radialista e vencedora do Prêmio PNAB para Mulheres Negras na faixa etária de 30 a 59 anos por sua atuação na valorização da cultura, da identidade negra e das vozes femininas. A convidada vai liderar conversa sobre sua trajetória, compartilhar experiências e histórias reais e provocar reflexões sociais. A entrada é gratuita.

Em Bodocó, o Festival Quariterê será realizado de 28 de julho a 1º de agosto. No primeiro dia, às 10h, a abertura será com contação das histórias “Bruna e a Galinha D’Angola” e “A menina que abraça o vento” e brincadeiras afro-brasileiras. Na terça-feira (29), às 14h, haverá exibição do filme “A Cor Púrpura” para o grupo de jovens da unidade, seguido de debate sobre o enredo apresentado.

No dia 30 de julho, às 14h, o Sesc leva o projeto para a Escola de Referência em Ensino Médio Escola Artur Barros Cavalcante. O espaço vai receber conversa com a pedagoga e comunicadora Cymaria Lima, que vai falar sobre o “Empoderamento da Mulher Negra na Sociedade”. Na quinta-feira (31), a professora Etiene Colares vai reunir estudantes da Educação de Jovens e Adultos do Sesc e da Escola Municipal Antonia Locio Cruz para refletir “Letramento racial e o empoderamento da mulher negra na educação”, às 19h. A edição do projeto acaba no dia 1º, com oficina de ervas medicinais e palestra sobre autocuidado, liderada pela enfermeira Naiana Pedroza. Será às 19h, na unidade.

Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 32 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas