Sofre com queda de cabelo e já não sabe mais o que fazer? Pode ser falha nutricional

Confira a coluna para o blog com a Nutricionista, Ana Paula Barros

É comum ouvir diariamente sobre a luta constante em manter um cabelo saudável. Isso tem bastante força pois impacta diretamente na qualidade de vida pois atinge nossa autoestima. Pois bem, apesar da queda de cabelo ser consequência de algumas patologias ou distúrbios hormonais, ela também pode ser ocasionada através do consumo desordenado de vitaminas e minerais.

Para iniciar essa lista de vitaminas e minerais que estão correlacionados com a saúde do seu cabelo trago a Vitamina A. Essa vitamina é classificada como lipossolúvel, ou seja, precisa de lipídeos bons para ser metabolizada. Pois bem, ela faz parte da formação do fio do cabelo, assim como também faz parte da formação das suas unhas. Vários estudos, porém, comprovam que pessoas com consumo exagerado desta vitamina, ultrapassando mais de 10.000UI por dia, podem desenvolver queda de cabelo. Por isso, é importante não sair por aí tomando suplemento vitamínico sem orientação, pois quando somamos o consumo alimentar ao uso de suplementos desorientados, podemos acabar ingerindo quantidades muito elevadas que irão comprometer de forma tóxica nosso corpo.

Continuando, nos deparamos com as vitaminas do Complexo B, das quais destacamos a B2, B9 e a B12. Todas elas são hidrossolúveis, ou seja, precisam de água para serem metabolizadas. Portanto, se você consome essas vitaminas e não se hidrata de forma correta, seu cabelo também estará comprometido. Nesse sentido, os estudos mostram que o baixo consumo dessas vitaminas causam queda de cabelo, além de alterações na pele e unhas. Mas calma, não adianta sair correndo para comprar um suplemento, pois precisa saber antes da sua biodisponibilidade, caso contrário não serão absorvidas e você estará jogando dinheiro fora.

Outra vitamina bastante importante para a saúde capilar é a Vitamina D, pois ela atua diretamente no equilíbrio da sua imunidade. A Alopécia Areata, doença caracterizada pela queda de cabelo ligada ao fator imunidade, pode ser agravada caso não haja um ajuste nos déficits de deficiência dessa vitamina, gerando níveis seríssimos de perda capilar.

Não acabamos, há duas vitaminas também conhecidas como antioxidantes que atuam diretamente na qualidade do seu cabelo. São elas: a Vitamina C e a Vitamina E. A Vitamina C entra como coadjuvante para aqueles que apresentam queda de cabelo devido a má absorção de ferro, pois a mesma facilita a sua absorção intestinal, além de estar ligada também a formação do colágeno. Já a Vitamina E irá auxiliar através da sua atuação no combate dos radicais livres que se manifestam como vilão da sua imunidade, e são muito frequentes quando você está passando por momentos de estresse.

Por fim, e não menos importante, é necessário destacar a importância no consumo do mineral Zinco. Os estudos comprovam que o ajuste no consumo desse mineral irá garantir resposta positiva no crescimento do fio. Por tanto, não foque apenas nas vitaminas, lembre-se que os minerais também possuem uma parcela importante nesse cuidado.

É claro que existem vários outros fatores nutricionais ligados à queda de cabelo, no entanto achei importante trazer esses para vocês. Pois ao ler essas informações você entenderá que mesmo sendo a deficiência vitamínica um dos vários fatores de queda, o seu excesso no consumo também pode levar a mesma consequência. Por isso se torna tão importante buscar equilíbrio e diversidade alimentar, e claro, se necessário em determinadas situações suplementar o que não for possível atingir através dos alimentos.

Qualquer dúvida que você ainda tenha é só entrar em contato comigo.

Ana Paula Barros

Nutricionista Especialista em Nutrição Esportiva

Pós Graduanda em Fitoterapia Clínica e Esportiva

Contatos: Instagram (@apbarrosnutri) Whatsapp (87) 9 8179-3508

Tags:
saude
Author
Professor Tiago Machado

Tiago Silveira Machado, Eng. de Produção Mecânica, com Mestrado em Eng. de Produção e cursando doutorado em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental. Trabalhando como Professor da Universidade de Pernambuco - Campus Salgueiro.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas