Sudene participa do Rec’n’Play 2025 e reforça papel da inovação no desenvolvimento do Nordeste

Painéis com participação da Autarquia abordam empreendedorismo, sustentabilidade e os caminhos para impulsionar a Região

 A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) participa do Rec’n’Play 2025, com início nesta quarta-feira (15), levando ao público discussões sobre inovação, empreendedorismo e turismo sustentável como vetores para o fortalecimento econômico e social do Nordeste. A instituição integra a programação da Arena de Negócios, no Cais do Sertão, com o painel Investimentos em startups: desafios e oportunidades para o desenvolvimento regional e a mesa-redonda “Destino Futuro: como o turismo e a inovação se unem em prol do desenvolvimento do Nordeste” no Cesar School.

No painel “Investimentos em startups: desafios e oportunidades para o desenvolvimento regional”, a Sudene será representada por Paula Aragão,  da Coordenação de Planos, Projetos e Programas e coordenadora do programa Co.NE (Conexões Inovação Aberta Nordeste). O encontro reunirá também representantes da Finep e do BNDES Garagem para discutir caminhos que integrem políticas de inovação, programas de aceleração e instrumentos de financiamento, com o objetivo de ampliar o acesso de startups ao capital e fortalecer ecossistemas locais de empreendedorismo. A proposta é evidenciar como o incentivo à inovação pode diversificar a base produtiva, gerar empregos qualificados e aumentar a competitividade do Nordeste.

Já na mesa “Destino Futuro: como o turismo e a inovação se unem em prol do desenvolvimento do Nordeste”, o coordenador-Geral de Estudos e Pesquisas da Sudene, José Farias, participa ao lado de Roberto Gevaerd (Embratur), com mediação de Emídia Felipe. O debate destaca o potencial do turismo como vetor de transformação econômica e social, explorando o uso de tecnologia, sustentabilidade e inteligência territorial para atrair investimentos e fortalecer destinos regionais.

A Sudene e a Embratur lançaram em conjunto o edital Destino Futuro, uma iniciativa que busca identificar e desenvolver soluções disruptivas que conectem tecnologia, sustentabilidade e inovação ao turismo brasileiro. Serão selecionadas cinco propostas apresentadas por duplas formadas por startups e empresas do setor turístico. No total, serão investidos R$ 2,8 milhões. As startups foram convidadas para fazer “pitches” na Arena de Negócios do Rec’n’Play.

Com essas participações, a Sudene reafirma seu compromisso com o desenvolvimento regional e com a promoção de soluções inovadoras para o Nordeste. A programação do Rec’n’Play é gratuita e as inscrições podem ser feitas no site: https://register.jalanlive.com/recnplay2025/form?pos=474 

Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 32 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas