Terapia Intensiva é tema central de seminário na SES-PE

O seminário contou com a apresentação de 11 palestras e ocorreu no auditório da SES-PE, no Bongi

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), por meio da Secretaria de Atenção à Saúde (Seas), realizou, nesta quarta-feira (18/09), o I Seminário de Terapia Intensiva de Pernambuco. O evento reuniu profissionais de diversas áreas da saúde e teve como tema central “Experiências exitosas dos grandes hospitais da Rede Pública do Estado de Pernambuco”. O seminário contou com a apresentação de 11 palestras e ocorreu no auditório da SES-PE, no Bongi

O presidente da Sociedade Pernambucana de Terapia Intensiva (SOTIPE), Arthur Faria, destacou a iniciativa como ferramenta de aperfeiçoamento. “A terapia intensiva vem evoluindo nos últimos anos, a gente teve o momento da pandemia que registrou uma demanda muito grande. O seminário está oportunizando aprender com o acerto dos demais serviços, com isso temos uma terapia intensiva mais humana, funcional e melhor para a população”, pontuou.

A enfermeira Simone Maria Albuquerque trabalha há 17 anos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Getúlio Vargas (HGV), no Recife, e participou do evento. Ela evidenciou a importância do seminário para o exercício da profissão. “É uma oportunidade de atualização para a nossa formação. Espero captar tudo e aprender com os demais colegas de outras unidades de saúde”, contou a profissional.

Com o foco na contribuição científica, o seminário reuniu palestrantes dos hospitais Barão de Lucena (HBL), Agamenon Magalhães (HAM), Regional do Agreste (HRA), Restauração (HR), Getúlio Vargas (HGV), Otávio de Freitas (HOF), Inácio de Sá (HRIS), Professor Agamenon Magalhães (Hospam), que são serviços de referência no Sistema Único de Saúde (SUS).

A secretária-executiva de Atenção à Saúde, Domany Cavalcanti, destacou a atuação da política de terapia intensiva no Estado. “A gente tem hoje uma política de terapia intensiva que fez diversas ações nessa gestão, realizando estudo da ampliação de leitos, das necessidades da rede de atendimento, visitas às unidades para melhorar, e qualificando a assistência, também reativando a Câmara Técnica. A partir do conhecimento compartilhado aqui, outras unidades poderão implantar ações exitosas”, finalizou.

Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 31 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas