TRE-PE realiza primeira reunião preparatória com juízes e chefes de cartório

Evento reuniu servidores e magistrados dos polos do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Igarassu, Carpina, Palmares, Limoeiro e Vitória de Santo Antão

A primeira das quatro reuniões preparatórias para as Eleições Municipais 2024 com juízes e chefes de cartório foi realizada nesta segunda-feira, 17 de junho, no edifício-sede do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). Neste encontro inaugural estiveram reunidos servidores e magistrados das Zonas Eleitorais que compõem os polos do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Igarassu, Carpina, Palmares, Limoeiro e Vitória de Santo Antão.

As reuniões são organizadas pela Assessoria de Planejamento e Gestão Estratégica (Asplan) do TRE-PE. O próximo encontro acontecerá ainda esta semana, na quinta-feira, 20 de junho, em Serra Talhada (Sertão), abrangendo os polos de Afogados da Ingazeira, Petrolândia e Serra Talhada. Logo depois serão contempladas as cidades de Petrolina (Sertão), com os polos de Ouricuri, Petrolina e Salgueiro, em 3 de julho; e Caruaru (Agreste), com os polos de Arcoverde, Belo Jardim, Caruaru, Garanhuns e Surubim, em 8 de julho.

Caso ainda não tenha feito a inscrição, clique aqui.

Durante o encontro foram abordados temas como registro de candidaturas, questões administrativas (transporte de urnas, contratação para as eleições, etc.), orçamento, acompanhamento e gestão de processos eleitorais, gestão de mesários, propaganda eleitoral, prestação de contas, diplomação, gestão de mídias, urnas e totalização e segurança patrimonial.

Para a juíza da 4ª Zona Eleitoral do Recife, Nicole de Faria Neves, esse momento de preparação, de atualização de assuntos ligados ao processo eleitoral e que antecede os trabalhos é de extrema relevância. “Antes das eleições é preciso muita organização para que o processo eleitoral ocorra tranquilamente. Então, compreender o funcionamento administrativo, como documentação e transporte, por exemplo, é primordial. As reuniões preparatórias são muito importantes”, afirmou.

Segundo o chefe do cartório eleitoral da 117ª Zona Eleitoral, em Olinda, Eduardo Lucas, as reuniões preparatórias possibilitam tomar conhecimento de tudo aquilo que será modificado, repetido e até inovado, em relação ao pleito anterior. “A gente toma conhecimento pessoal do planejamento das eleições por parte dos gestores, que vêm falar das suas dificuldades e também dos acertos que foram realizados, frutos de avaliações de eleições anteriores”, comentou.

“Essa reunião é um evento clássico das eleições, porque é um momento em que a gente traz os principais gestores da eleição, que são as pessoas que estão onde a eleição acontece, a Zona Eleitoral”, explicou o assessor da Asplan, Acácio Leite, que completou afirmando que este é o momento do TRE-PE ouvir os chefes e juízes a tempo de solucionar eventuais demandas e problemas.

Tags:
eleicao 2024
Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 31 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas