UAB UFPE tem aprovação de 1.800 vagas para novo edital dos cursos EAD

Serão 1.260 vagas destinadas a licenciaturas e 540 vagas para cursos de especializações na modalidade a distância.

A Universidade Federal de Pernambuco, através do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), recebeu a aprovação na íntegra no Edital nº 09/2022 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o qual se refere às ofertas de cursos na modalidade de Educação a Distância (EAD). 

Com a publicação do documento, a Capes fomentará mais de 155 mil novas vagas, a partir de julho deste ano até julho de 2025, em cursos de graduação e pós-graduação (lato sensu) nas instituições públicas de Ensino Superior integrantes do Programa UAB, para abertura de turmas nos municípios mantenedores dos polos de apoio presencial.

A proposta apresentada pela UAB/UFPE deferida integralmente na primeira fase atende 21 polos com a oferta de sete diferentes cursos de graduação e três especializações, totalizando 1.800 vagas, sendo 1.260 (70%) para os cursos de licenciatura e 540 (30%) para os cursos de especialização, todos voltados à formação de professores e demais profissionais da educação básica, a serem ofertadas no primeiro semestre de 2023.

Na UFPE, a articulação dos cursos superiores na modalidade EAD foi coordenada pelo professor Francisco Kennedy, coordenador-geral da UAB na instituição, com o apoio do professor André Felippe Vieira, coordenador adjunto da UAB/UFPE, e do professor José Alberto Poza, secretário-geral da Secretaria de Programas de Educação Aberta e Digital (Spread).

De acordo com o coordenador-geral UAB/UFPE, é a primeira vez que a Universidade consegue aprovação na íntegra das vagas do sistema UAB. “A UFPE vem contribuindo diretamente com a Política Nacional de Formação de Professores e, através das vagas aprovadas, a instituição passa a vivenciar um momento em sua gestão de expansão e interiorização da oferta de cursos que se dedicam à formação inicial e continuada de professores da educação básica na modalidade EAD, o que evidencia uma consolidação da oferta destes cursos, além de procurar reduzir as desigualdades de acesso ao ensino superior, com a ajuda de polos de apoio presencial. A Universidade entende essa necessidade e, por isso, se esforça para estar presente no máximo de polos”, salienta o professor Francisco Kennedy.

Em vista disto, a UAB/UFPE realiza agora articulações com os polos para responder à segunda fase do Edital UAB/CAPES no que envolve a oferta de cursos dirigidos à formação e capacitação de agentes e servidores públicos. 

Tags:
educacao
Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 31 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas