Veja!
O sonho da instalação do campus da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), em Salgueiro, vem de muitos anos, contudo, em 2018 esse desejo ficou mais próximo com a doação do terreno na área da antiga estação ferroviária. Na época, a Câmara Municipal de Vereadores aprovou a concessão do terreno para início das obras de instalação da sede da instituição.
Passado todo esse tempo, o prazo de concessão vai ser expirado , no dia 05 de maio de 2021, e um novo projeto prorrogando esse tempo deve ser enviado a Câmara de Vereadores pela Prefeitura de Salgueiro. Na sessão ordinária do legislativo municipal, nesta quarta-feira (14), o Vereador Flavinho Barros fez essa cobrança.
"Acontece que o prazo da concessão expirou e precisa ser prorrogado para que todas as lideranças políticas e a sociedade civil possam continuar buscando os recursos necessários para concretização deste sonho. O que precisa ser feito? O prefeito encaminhar para a Câmara de Vereadores um projeto de lei prorrogando o prazo para construção do campus, disse."
A Univasf enviou um ofício a Prefeitura de Salgueiro solicitando , em 05 novembro de 2020, que o prazo de concessão fosse renovado para poder dar início às obras, todavia, até o momento não houve avanços nesses encaminhamentos.
Professores, alunos, servidores e a comunidade acadêmica estão preocupados com essa questão. Há rumones que podem surgir propostas de permutas para que o campus seja instalado em outro local.
Representantes da Univasf e estudantes se reuniram, na última segunda-feira (12), com o Prefeito Marcones Sá, para cobrar que esse projeto seja enviado o quanto antes para a Câmara de Vereadores.
Estiveram presentes no encontro o Professor, Paulo Fagundes - Reitor Pro-tempore da UNIVASF; Professora, Lúcia Marisy - Pró-reitora de extensão; Samara Régia - SRCA; Professor, Luiz. Entre os membros da comunidade universitária do Campus Salgueiro estiveram o Professor, Éverton Souza; Professor, Felipe Guilherme; Professor, Rodrigo Tamae e Bruno Soares.
Um dos Professores, Bruno Soares, apresentou seu relato, embasado em consulta à comunidade discente, sobre os impactos negativos do deslocamento do campus para área periférica da cidade. Exemplificou que a dificuldade de transportes e serviços básicos, como alimentação e suprimento de insumos para os estudantes podem resultar em maior evasão em cursos que já possuem índices significantes de evasão.
Na reunião a Univasf apresentou sua preferência em instalar o campus na antiga estação ferroviária. Para o projeto de instalação do prédio no local, a instituição já investiu mais de 270 mil em projetos para melhorias no terreno. O Prefeito de Salgueiro assumiu o compromisso de encaminhar o pedido para ser votado na Câmara Municipal.