Saiba mais!
Na quinta-feira (19), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou a ata da 231ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), realizada entre os dias 26 e 30 de agosto de 2024, com o resultado da avaliação dos cursos de mestrado e doutorado na modalidade de ensino presencial. Entre as propostas, a Universidade de Pernambuco (UPE) aprovou o Mestrado Profissional em Saúde Coletiva, que funcionará na UPE - Campus Santo Amaro, e o Doutorado em Ciência e Tecnologia Ambiental, que terá as suas atividades na UPE - Campus Petrolina.
“A aprovação dos novos mestrado e doutorado fortalece a UPE, especialmente, a formação de profissionais qualificados no Sertão de Pernambuco e na área da saúde, uma das principais linhas da instituição. Parabenizo a comunidade acadêmica dos dois cursos pelo empenho em apresentar uma proposta qualificada para a ampliação do ensino superior em nível da Pós-graduação”, destacou o Prof. Carmelo Bastos, Pró-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação.
O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental tem caráter interdisciplinar, com discentes, docentes e pesquisadores em diversas áreas do conhecimento. “A aprovação de mais um curso de doutorado sediado no Campus Petrolina é uma vitória para a instituição e a sociedade, uma vez que doutorados na área de Ciências Ambientais estão distantes mais de 450 km da nossa sede. Agora temos a possibilidade de oferecer formação no nível avançado aos profissionais que terão a chance de atuar no território em que nasceram. O PPGTA é um curso multicampi, com nucleação nos campi Garanhuns e Mata Norte, contribuindo para a qualificação profissional em todo estado”, enfatizou a Profa. Elâine Ribeiro, coordenadora do curso.
Com o Mestrado Profissional em Saúde Coletiva, a instituição contribuirá com a formação de profissionais para atuar na gestão, planejamento, administração, gerência, supervisão, regulação, controle, auditoria, assessoria, consultoria, educação em saúde e organização de ações e serviços de saúde públicos e privados. “O Mestrado Profissional em Saúde Coletiva consolida uma trajetória dos 10 anos do curso de graduação e dos programas de residência da área. O objetivo é formar profissionais com competência técnica e comprometidos com a gestão do sistema de saúde através das linhas de pesquisa e dos projetos de intervenção que serão desenvolvidos”, relatou o Prof. Eudes Lorena.
Em breve a instituição informará as datas de seleção para os novos estudantes. Com os novos cursos a UPE conta com 25 mestrados e 15 doutorados em várias regiões de Pernambuco.