UPE celebra 60 anos com solenidade marcada por memória, cultura e compromisso com o futuro

Saiba mais!

Em uma manhã de celebração e simbolismo, a Universidade de Pernambuco (UPE) reuniu autoridades, servidores, estudantes e convidados nesta terça-feira (2) para comemorar seus 60 anos de história. O Auditório Clélio Lemos, na FCAP, recebeu a solenidade oficial que marcou seis décadas de contribuição decisiva para a educação pública, a ciência, a inovação e a transformação social no estado.

A mesa foi composta por Maria do Socorro Cavalcanti, Reitora da UPE, José Roberto Cavalcanti, Vice-reitor da UPE, Vera Gregório, Pró-reitora de Desenvolvimento de Pessoas, Gustavo Trindade, Diretor do Complexo Hospitalar da UPE, Durval Lins, Diretor da FCAP, Ricardo Santos, Superintendente Regional dos Correios, Alfredo Gomes, Reitor da UFPE, Pe. Pedro Rubens, Reitor da UNICAP, Maria do Socorro de Lima Oliveira, Vice-reitora da UFRPE, Maria das Graças Soares, Reitora da FAFIRE, Tereza Maciel, Secretária Executiva da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, Pedro Falcão, Presidente do IAUPE, Terezinha Lucas, Presidente da ADUPE, Rivanildo Simplício, Presidente do SINDUPE, e Paulo Cesar, Presidente de Cultura do DCE.

A programação teve início com apresentações culturais que refletiram a diversidade e a riqueza da identidade pernambucana. Em seguida, ocorreu a abertura oficial e a composição da mesa de honra, reunindo gestores e representantes de órgãos públicos e da comunidade acadêmica. Um dos momentos mais emocionantes foi a obliteração do selo comemorativo pelos Correios, uma marca na história da instituição, que ficará registrado no Museu da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Logo após foi apresentada a placa em azulejo alusiva aos 60 anos da instituição, uma homenagem permanente ao legado da UPE, fixada na entrada da Reitoria da universidade.

A universidade também entregou à sociedade um importante registro da sua trajetória com o lançamento das versões do livro “Universidade de Pernambuco: histórias, espacialidades, memórias e outras narrativas” em inglês, espanhol e mandarim. A obra, originalmente publicada em 2024, amplia agora seu alcance internacional, reafirmando o compromisso da UPE com a difusão do conhecimento além das fronteiras brasileiras. A tradução em chinês foi realizado a partir de uma parceria com o Instituto Confúcio da Central University of Finance and Economics, em Pequim.

A comemoração dos 60 anos da UPE evidenciou não apenas um passado sólido, mas também uma visão de futuro. “A UPE celebra 60 anos reafirmando sua relevância como instituição pública, gratuita, autônoma e presente em todas as regiões do estado, atendendo estudantes de 100% dos municípios e ampliando sua capilaridade com 17 unidades e 16 polos de EAD. Somos uma comunidade viva, formada por milhares de estudantes, professores, técnicos e colaboradores que fazem a UPE acontecer diariamente, incluindo os 166 servidores aposentados em 2023, hoje homenageados. Ao longo de seis décadas, a universidade se consolidou como uma das mais importantes do Nordeste. Graças a gestões que souberam enfrentar desafios e projetar o futuro, a UPE permanece viva, forte e em permanente movimento, cumprindo sua missão pública e transformando vidas do litoral ao sertão”, destacou a Reitora, Profª Socorro Cavalcanti.

Em outro ponto alto da solenidade, a estudante Rosely Silva, do Programa de Pós-graduação em Ensino de História, declamou o cordel escrito especialmente em homenagem às seis décadas da universidade. O texto, carregado de lirismo e identidade popular, arrancou aplausos entusiasmados do público.

A celebração prosseguiu com a concessão das Medalhas de Mérito Universitário da UPE, honraria que reconhece personalidades que contribuíram de forma significativa para a instituição. Na sequência, a servidora Marluce Coelho, representando os servidores aposentados, foi homenageada, em um momento que combinou gratidão e emoção ao lembrar aqueles que ajudaram a construir o caminho da universidade desde seus primeiros anos.

“Comemoramos seis décadas de História com muito orgulho e responsabilidade, certos que estamos no caminho certo para o crescimento de Pernambuco e do Brasil. A UPE é uma das principais instituições do Brasil, constituída por uma comunidade acadêmica comprometida com o fortalecimento do ensino superior e a valorização da ciência e tecnologia. Vida longa a UPE”, pontuou o Prof. José Roberto Cavalcanti, vice-reitor.

O evento foi encerrado com o tradicional corte do bolo no Foyer do auditório, um gesto que sintetizou a união da comunidade acadêmica em torno de uma mesma história, construída em conjunto, passo a passo, ao longo de seis décadas. A solenidade reafirmou o papel da UPE como patrimônio científico, cultural e humano do estado, e como uma universidade comprometida com sua gente, pronta para seguir crescendo e inovando pelos próximos 60 anos.

Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 32 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas