Confira!
Nesta segunda-feira (21) foi divulgado o Ranking Universitário Folha (RUF), com informações sobre as instituições de ensino superior públicas e privadas do Brasil. O RUF classificou 203 universidades dos 26 estados e do Distrito Federal, por meio de 18 componentes distribuídos em 5 indicadores, que juntos, somam até 100 pontos. Os critérios têm peso diferente: pesquisa científica (42%), qualidade do ensino (32%), avaliação do mercado de trabalho (18%), internacionalização (4%) e inovação (4%). Nos critérios específicos, a Universidade de Pernambuco (UPE) foi classificada como a melhor instituição estadual das regiões Norte, Nordeste e Centro-oeste. Do mesmo modo, a Universidade ficou como a 7ª melhor estadual do Brasil. Na classificação geral, a UPE aparece em 42º lugar do país e 2º no Estado de Pernambuco.
Em comparação com os índices divulgados em 2023, quando foi classificada em 50ª colocação no Brasil, a Universidade de Pernambuco apresentou melhoras em todos os indicadores de 2024. No ano atual, apresenta nota final de 71,55, em um total que vai de 0 a 100. Para o segmento de pesquisa, contabiliza 32,24 pontos, 21,2 pontos para ensino, 13,59 para mercado, 3,55 pontos para internacionalização e 0,97 ponto para inovação.
“Os dados apresentados no novo ranking são resultados de um trabalho conjunto, em parceria com a comunidade acadêmica, poder público e os colaboradores da instituição. Parabenizo todos que formam a Universidade de Pernambuco e continuaremos trabalhando por melhorias em ações destinadas às unidades de educação e educação e saúde”, enfatizou a Profa. Socorro Cavalcanti, Reitora da UPE.