UPE é destaque em ensino à distância entre Universidades Públicas Estaduais

O ranking foi divulgado pela Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais

A Universidade de Pernambuco é a quinta instituição de ensino superior, dentre as trinta estaduais existentes no Brasil, a ter o maior número de alunos matriculados na modalidade Ensino a Distância. Em 2021, são 2.365 inscritos nos cinco cursos de licenciatura oferecidos pelo Núcleo de Ensino a Distância (NEAD) instituído há 15 anos.

Acima da UPE em número de alunos ativos estão apenas as universidades estaduais do Maranhão (UEMA - 5.154), do Ceará (UECE - 3.233), da Bahia (UNEB - 2.546) e do Mato Grosso (UNEMAT - 2.432).

O ranking foi divulgado pela Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), responsável pelo recém-lançado relatório “Uma análise sobre a atuação das Universidades Estaduais na modalidade de Educação a Distância - Ofertas e perspectivas da rede no Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB)”.

Integram o sistema UAB 30 universidades estaduais ativas, sendo três da região Centro-Oeste, treze da região Nordeste, três da região Norte, quatro da região Sudeste e sete da região Sul. Ao todo, o sistema SisUAB é formado por um universo de 108 instituições de ensino superior públicas ativas, incluindo as federais e municipais.

No cenário advindo com a pandemia de Covid-19, a oferta de cursos a distância cresceu entre as universidades públicas estaduais, mas o predomínio da oferta da EaD está concentrado nas universidades particulares, num total aproximado de 90% das vagas.

As universidades estaduais nordestinas, entre elas a UPE, abrigam 48,3% dos alunos ativos do sistema UAB. A região é a que apresenta índices de aprendizagem em ciências, matemática, leitura e resolução colaborativa de problemas abaixo da média nacional, segundo o PISA de 2018.

A UPE disponibiliza cinco cursos de graduação na modalidade EaD: licenciatura em História, licenciatura em Ciências Biológicas, licenciatura em letras, licenciatura em Pedagogia e bacharelado em Administração Pública.

Estes cursos funcionam em articulação com a Universidade Aberta do Brasil/Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (UAB/Capes) desde 2007.

Tags:
educacao
Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 31 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas