O acordo prevê ações conjuntas em ensino, pesquisa, extensão e inovação, sem envolver repasse financeiro, com foco no benefício da sociedade pernambucana.
Na manhã desta segunda-feira (15), a Universidade de Pernambuco (UPE) e o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) assinaram um Acordo de Cooperação Técnica na sede da Escola Superior do Ministério Público de Pernambuco (ESMP/PE), no Recife, reunindo representantes das duas instituições. A Reitora da UPE, Profa. Socorro Cavalcanti, foi recebida pelo Procurador-Geral de Justiça, José Paulo Cavalcanti Xavier Filho, e pela diretora da ESMP/PE, Carolina de Moura Cordeiro Pontes. Além do vice-diretor do campus Arcoverde, Homero Ribeiro, e a gerente de pesquisa da ESMP, Clarissa Marques.
O acordo prevê ações conjuntas em ensino, pesquisa, extensão e inovação, sem envolver repasse financeiro, com foco no benefício da sociedade pernambucana. Entre os resultados da parceria está a criação do MBA em Políticas Públicas e Direitos Humanos no Campus Arcoverde da UPE.
Sobre a parceria, a Reitora destacou que “a interiorização da UPE é uma prioridade estratégica. Parcerias como esta fortalecem nossa presença em diferentes regiões do estado, permitindo que nossas ações em ensino, pesquisa e extensão cheguem a comunidades que mais precisam e contribuam para o desenvolvimento regional.”
O Procurador-Geral de Justiça, José Paulo Cavalcanti Xavier Filho, reforçou a importância da iniciativa: “Acreditamos que a educação é o caminho para a transformação de vidas. Este acordo reforça nosso compromisso em apoiar iniciativas que promovam conhecimento, qualificação profissional e desenvolvimento social em Pernambuco.”
O Acordo de Cooperação tem como base o intercâmbio de atividades já existentes e busca aproximar a universidade de órgãos públicos com atuação em cidadania, justiça e desenvolvimento humano.