Saiba mais!
Entre os dias 22 e 24 de outubro de 2024, os professores, Luis Arturo Gómez Malagón e Ivaldir Honório de Farias Júnior, docentes da Universidade de Pernambuco (UPE), participaram de uma missão técnica ao ecossistema de inovação da Região Metropolitana de Porto Alegre. O objetivo foi explorar as boas práticas que possam ser adotadas pela Agência de Inovação da UPE, com a ideia de ampliar e melhorar os serviços oferecidos à comunidade.
A missão foi organizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Pernambuco (SEBRAE/PE), com a reunião de representantes de diversos atores do ecossistema pernambucano de inovação, incluindo instituições como Universidade Federal de Pernambuco, Instituto Federal de Pernambuco, Universidade Federal do Vale do São Francisco, Porto Digital, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, hubs de inovação do Estado, dentre outras instituições e empresários. Durante a visita, foram explorados importantes locais de inovação, como o Parque Científico e Tecnológico da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Tecnopuc), o Parque Tecnológico de São Leopoldo (Tecnosinos), o Feevale Techpark, o Co.nectar Hub e o Instituto Caldeira. Além disso, houve uma visita ao Formô Hub, um espaço de inovação e empreendedorismo periférico localizado no Morro da Cruz.
Essas visitas proporcionaram uma visão dos resultados positivos obtidos pelo ecossistema de inovação da região após a implantação do Pacto Alegre. Os participantes puderam identificar modelos de governança para hubs de inovação, serviços oferecidos a startups e empreendedores, práticas de inclusão social que enfrentam desafios locais, além de estratégias para capacitação e retenção de talentos.