Varejo Pernambucano apresenta estabilidade em maio

Por Rafael Lima (economista da Fecomércio)

Em maio de 2024, o comércio varejista em Pernambuco registrou estabilidade com uma leve queda de 0,6% no volume de vendas em relação ao mês anterior, de acordo com os dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC). Entre os segmentos analisados, combustíveis e lubrificantes tiveram uma redução de 6,5%, enquanto
hipermercados, supermercados, mostraram um aumento de 6,5%.

A queda modesta de -0,6% no comércio varejista em Pernambuco em maio de 2024 pode ser explicada por uma combinação de fatores econômicos e comportamentais.

O alto nível de desemprego em Pernambuco, que continua sendo uma preocupação significativa. Com uma grande parcela da população enfrentando dificuldades no mercado de trabalho, a incerteza econômica pode ter levado os
consumidores a adotar uma postura mais cautelosa em relação aos gastos, priorizando a poupança e a quitação de dívidas em vez do consumo.

Além disso, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio em Recife revela umarrefecimento nos investimentos devido à confiança na economia. Enquanto isso, o Índice de Consumo das Famílias aponta para a estabilidade do consumo desde o início do ano.

Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 31 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas