A programação ocorreu na última quarta-feira (29/01) e teve objetivo integrar e orientar os novos gestores sobre o papel da Geres e a importância da regionalização no Sistema Único de Saúde (SUS)
A VII Gerência Regional de Saúde (Geres) promoveu uma programação de acolhimento aos gestores municipais das cidades de Belém do São Francisco, Cedro, Mirandiba, Salgueiro, Serrita, Terra Nova e Verdejante. O evento, realizado na última quarta-feira (29/01), teve como objetivo principal integrar e orientar os novos gestores sobre o papel da Geres e a importância da regionalização no Sistema Único de Saúde (SUS).
Durante o evento, foram discutidos temas como as atribuições da Gerência Regional, o protagonismo dos gestores municipais nas instâncias de pactuação, a estruturação das redes de atenção à saúde, desafios enfrentados e as políticas de assistência farmacêutica e vigilância em saúde.
“Foi um momento de grande importância, com a participação de todos os secretários de saúde e das coordenações técnicas. Dos sete municípios, cinco prefeitos estiveram presentes. Durante o evento, abordamos temas como a Regional, governança e regionalização. As áreas técnicas realizaram uma apresentação geral sobre a estruturação das redes, os desafios enfrentados e os serviços ofertados. As avaliações foram bastante positivas”, comentou a gerente da VII Geres, Dora Magalhães.
O acolhimento também teve como propósito refletir sobre a gestão do SUS, destacando a importância dos gestores municipais como protagonistas da saúde local e a necessidade de fortalecer os vínculos entre as equipes municipais e a Regional. Além disso, foram abordados pontos cruciais para a melhoria da qualidade dos serviços e a resolução de problemas de gestão.