Arcoverde recebe o 2° Festival de Cinema Infantil nas Periferias

O projeto é uma realização da Associação Cultural Raízes do Sertão com incentivo do Funcultura.

A segunda edição do Festival de Cinema Infantil nas Periferias começa hoje em Arcoverde e segue até a proxima sexta-feira (28). Contando com 12 produções, entre animações, videoclipes e documentários a programação passará por três comunidades: Canos, Cohab 1 e Maria de Fátima, com sessões das 19h às 22h. O projeto é uma realização da Associação Cultural Raízes do Sertão com incentivo do Funcultura.

Abrindo a programação do festival, nos dias 23, 24 e 25 acontece a Oficina Foto-Brincante para crianças entre 08 e 12 anos, em uma escola de cada comunidade. A oficina será ministrada pelo fotógrafo Anderson Lima, que vai passar a história e conceito da fotografia, apresentar a câmera fotográfica profissional e também a prática da fotografia. “Será bem dinâmica, vou colocar a criançada para descobrir a magia de como é brincar com a luz. Vou ensinar a eles como se manuseia a lente, a abertura, o diafragma e o iSO. E depois vou colocar a molecada para fotografar, para eternizar esse momento tão gostoso que será a oficina!”, conta Anderson. Cada dia terá duração de 2 horas-aula.

A escolha dos filmes foi pensada para a infância e a juventude, com temáticas que passam por temas sensíveis à vida nas periferias brasileiras como racismo, intolerância religiosa e bullying. Em quase todos os filmes, as crianças são as protagonistas. O documentário “Eu, Criança: Presente do Futuro, por exemplo, trata de crianças na produção, no protagonismo da vida real. São crianças que estão se engajando em causas coletivas e liderando iniciativas pelo Brasil.” conta Iago Britto, curador do festival.

Serão exibidos 12 produções, entre animações, videoclipes e documentários, divididos entre as três comunidades. Cada sessão contará com a abertura e encerramento de um grupo cultural da cidade: Urso mimoso e Coco Raízes de Arcoverde (Sucupira), Maracatu Raízes Do Sertão e Coco Irmãs Lopes (COHAB 1) e Cortejo Boi Maracatu e Coco Erêmin (Maria de Fátima), respectivamente. As sessões acontecem em cada bairro dias 26, 27 e 28, sempre das 19h às 22h.

Todas as sessões contarão com acessibilidade em Libras e Legendas para Surdos e Ensurdecidos (LSE), visando a inclusão do público com deficiência.

 

Tags:
arcoverde
Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 31 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas