Campus Salgueiro do IFSertãoPE receberá o Centro de Inovação Maker do Sertão Pernambucano

Durante quatro dias de competição os professores, servidores, pais, mães e estudantes mobilizaram seus familiares, amigos e conhecidos de todos os lugares do país para votarem no projeto do campus.

Dos dias 15 a 19 de junho, o sertão central esteve envolvido em uma competição por emenda parlamentar no valor de quinhentos mil reais. O projeto, representante de Salgueiro, veio do IFSertãoPE e trata-se da implantação de um centro de tecnologia maker, uma oficina de tecnologia com equipamentos modernos de última geração: impressoras em 3D, cortadora CNC laser, kits de robótica e ferramentas de marcenaria. Esse novo ambiente será um lugar para incubação de empresas e Startups; Laboratório de prototipagem aberta e Laboratório de computação avançada, um celeiro para novas idéias e investimentos.

Durante quatro dias de competição os professores, servidores, pais, mães e estudantes mobilizaram seus familiares, amigos e conhecidos de todos os lugares do país para votarem no projeto do campus. Todo esse engajamento e insistência fizeram o projeto CIM receber mais de quatro mil votos válidos, tornando-se o ganhador da emenda parlamentar. Em segundo lugar ficou o projeto de construção do laboratório do curso de engenharia civil do IFPE de Afogados da Ingazeira.

Estamos muito agradecidos à todos que nos ajudaram no percurso dessa votação, cada pessoa que participou, envolveu – se e fez campanha, essa vitória é de cada uma dessas pessoas. Agradecemos aos jornalistas que nos deram espaço para explicar o projeto e o processo, e aos influenciadores digitais e empresários que apoiaram cedendo espaço em suas redes para pedir a participação do povo na votação.

Entendemos, enquanto docentes, que essa não é a forma de financiamento viável para a educação, não é bom pensar em educação enquanto uma competição nesses moldes. Os projetos que não alcançaram êxito momentâneo são tão importantes quanto os que venceram a competição. Por trás de cada proposta existem servidores empenhados e comprometidos em melhorar a educação pública desse país. Depois de dois longos anos isolados pela pandemia e os freqüentes cortes orçamentários enfrentados pela educação, precisamos refletir sobre qual país estamos construindo. Precisamos priorizar a educação e isso significa garantir orçamento e financiamento para a ciência e tecnologia.

Portanto, nós enquanto sociedade brasileira, precisamos pensar acerca dos ganhos que o ensino e a pesquisa trazem para a vida das pessoas, dando-lhes perspectivas de melhoria nas condições de vida, tanto no aspecto econômico quanto social. A educação é uma experiência humana poderosa, ter acesso ao acervo de descobertas conquistadas pela inteligência humana, estar em contato diário com pessoas de várias personalidades e diversas formas de pensamento. A escola é o lugar de possibilidade e, quando bem cuidada, um estopim de mudança social e crescimento. Sigamos firmes porque outros desafios estão colocados, mas celebremos essa vitória como a força da coletividade. Muito obrigada a todas e todos.  

Autora: Professora Adeisa Guimarães Carvalho

Servidora pública no IFSertãoPE, campus Salgueiro.

Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 31 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas