Dom Canindé: Quero guardar tudo na Cátedra do coração

Saiba mais!

Após seis anos, dom Francisco Canindé Palhano está concluindo sua missão pastoral à frente da Diocese de Petrolina (PE). Nesta terça-feira (25), o atual administrador apostólico reuniu clero, religiosos e fiéis leigos para a Santa Missa votiva ao Imaculado Coração de Maria e em ação de graças pelo seu episcopado, na Catedral Sagrado Coração de Jesus Cristo Rei.

Dom Canindé completou 75 anos de vida em fevereiro e, cumprindo o que determina o Código de Direito Canônico, apresentou sua renúncia. O Papa Francisco aceitou o pedido do religioso e, em abril, nomeou dom Antônio Carlos Cruz Santos, então bispo de Caicó (RN), para suceder o irmão na diocese pernambucana.

“Meus queridos irmão e irmãs, sou consciente de que a Virgem Senhora Rainha dos anjos sempre esteve comigo, por isso ofereço hoje esta liturgia. Acredito que aqui me esforcei em me gastar, em oferecer a minha vida pelo amor que é Jesus na sua Igreja; E quando amamos verdadeiramente aquele que nos chamou somos capazes de enfrentar todas as adversidades. Quero guardar tudo na cátedra do coração”, afirmou dom Canindé.

Ainda durante a homilia, dom Canindé recordou sua trajetória vocacional desde a entrada no Seminário de São Pedro, em Natal, em 1960. Agradeceu a todos que rezam pela sua missão, em especial a sua mãe hoje com 98 anos de idade. Sobre as sementes deixadas na Diocese de Petrolina, o bispo defendeu a formação do clero para o serviço e a preservação da história da Igreja local que completou 100 anos.

A Celebração Eucarística também foi marcada pela instituição do ministério de leitor ao seminarista Fabiano Rodrigues, e o ministério de acólito aos seminaristas Emerson Sávio e Emerson Souza.

Ao final, representantes do clero e dos movimentos, pastorais e serviços homenagearam e agradeceram a dom Canindé por seu pastoreio.

Sucessão

Na próxima sexta-feira (28), dom Antônio Carlos Cruz Santos abre as celebrações de sua posse como nono pastor de Petrolina com uma coletiva de imprensa, às 9h. Na mesma data, às 19h30 o bispo participa da solenidade civil com as autoridades, incluindo representações militares e religiosas, dos oito municípios que compõem o território diocesano.

A cerimônia de posse canônica será no sábado (29), Solenidade de São Pedro de São Paulo, às 17h30, na Catedral Sagrado Coração de Jesus Cristo Rei.

Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 31 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas