Eleitores de Pesqueira e Joaquim Nabuco também votam para prefeito no domingo, 30

Eleições suplementares acontecem no mesmo dia do segundo turno

Neste domingo (30), eleitores de Pesqueira (Agreste) e Joaquim Nabuco (Mata Sul) têm um compromisso a mais com a democracia. Além de votarem para governadora e presidente, eles também devem escolher os novos prefeitos de cada uma das cidades, que ficarão nos cargos até 2024. As eleições suplementares são necessárias porque os prefeitos eleitos em 2020 em ambas as cidades tiveram os mandatos cassados e os recursos rejeitados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Atualmente, os municípios estão sendo administrados pelos presidentes das respectivas Câmara de Vereadores.

Nos dois municípios, os eleitores vão votar para governadora, presidente e, depois, a urna eletrônica apresentará o voto para o prefeito. Pesqueira conta com 50.776 eleitores e 166 urnas. Os inscritos em Joaquim Nabuco são  13.574, votando 42 urnas eletrônicas.

O TSE determinou a realização de uma eleição suplementar nas cidades no mesmo dia do segundo turno das eleições gerais de 2022. É a primeira vez que uma eleição suplementar acontece no mesmo dia que uma eleição geral. Essa decisão foi tomada para baratear custos, facilitar a logística e aproveitar o contingente de servidores e de mobilização das eleições gerais deste ano.

Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 31 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas