O encontro teve como objetivo discutir os resultados de um projeto colaborativo entre as instituições, focado no tema “consumo responsável”.
O Laboratório de Línguas (LabLin) do Instituto Federal do Sertão Pernambucano, Campus Santa Maria da Boa Vista, promoveu, no dia 26 de novembro, uma chamada internacional com uma instituição indiana, por meio da plataforma Google Meet. O evento reuniu estudantes do Ensino Médio Integrado dos cursos de Agropecuária e Edificações do IFSertãoPE, supervisionados pelo professor Josivan Nascimento, e alunos da escola The British Co-Ed High School, em Patiala, na Índia, sob a orientação da professora indiana Prabhpreet Kaur.
O encontro teve como objetivo discutir os resultados de um projeto colaborativo entre as instituições, focado no tema “consumo responsável”. Antes da reunião, os participantes responderam a um questionário que abordava aspectos como o uso consciente de água, energia, alimentos e outros recursos. Além de aprofundarem as reflexões sobre o assunto, os estudantes também exploraram questões culturais e sociais entre os dois países, promovendo um intercâmbio de experiências.
Durante a chamada, os participantes tiveram a oportunidade de praticar a conversação em língua inglesa, aprimorar habilidades linguísticas e trocar perspectivas culturais. Yago Silva, discente do 1º ano do Ensino Médio Integrado em Agropecuária, destacou a possibilidade de construção de networking. “Eu achei a reunião muito produtiva e envolvente. A gente pôde mergulhar em uma nova cultura e sotaque diferente e até ter feito novos amigos apenas pelo inglês”, frisou Silva.
Esta primeira reunião criou a possibilidade de futuras iniciativas colaborativas entre as instituições, especialmente voltados para o ensino e aprendizagem da língua inglesa. Para o professor, Josivan Nascimento, as trocas realizadas durante a chamada reforçam a importância da educação como ferramenta de integração entre estudantes de diferentes lugares. “A experiência foi um marco no desenvolvimento acadêmico e intercultural dos participantes, evidenciando o potencial transformador da educação globalizada”, avaliou Nascimento.
Para a professora Praghpeet Kaur, que coordena o Programa RIDS (Recognition of an International Dimmension in Schools), a chamada teve o potencial de despertar nos estudantes indianos o interesse pelo Brasil. “Os estudantes se sentira inspirados pelos esforços do Brasil em proteger o meio ambiente. Eles ficaram, especialmente, fascinados com a singularidade do bioma caatinga e como as comunidades locais vivem sustentavelmente. Essa sessão incentivou os discentes a adotar pequenos e significativos passos para reduzir as pegadas de carbono, deixando-os ansiosos por mais trocas inspiradoras como esta futuramente”, concluiu Kaur.