Evento sobre o Setembro Surdo ocorreu no campus Ouricuri

Os palestrantes contaram os desafios, as superações e experiências educacionais, com a família e na sociedade.

Com o tema “Setembro Surdo: protagonismo e empoderamento surdo”, o campus Ouricuri do IFSertãoPE realizou, na última sexta-feira (16), um evento para celebrar o Dia do Surdo (26 de setembro), que foi instituído no país por meio do decreto Lei nº 11.796/2008. “Setembro Surdo: protagonismo e empoderamento surdo” contou com a presença de alunos e servidores do campus Ouricuri e de escolas estaduais.

O evento teve a palestra “Experiências e relatos de pessoas surdas”, que foi proferida por Sandra Alves da Silva ( professora instrutora de Libras), Antônio Nivaldo Luz da Silva (professor instrutor de Libras), Camila Vitória dos Santos Silva e Mayara Alves da Silva (estudantes do curso SUB em Agroindústria). Os palestrantes contaram os desafios, as superações e experiências educacionais, com a família e na sociedade.

O evento contou com três intérpretes de Libras. Ao final da participação de cada palestrante, o público fazia perguntas e alguns também compartilharam experiências. O coordenador do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas do campus Ouricuri, Edílson Raniere, fez avaliação do evento. “Foi um evento de sucesso, pois cumpriu o objetivo de abordar o tema o empoderamento e o protagonismo da pessoa surda”,disse.

A coordenadora de Políticas de Assistência ao Educando, Kátia Bruna, esteve presente ao evento e contou que “a fala de cada palestrante foi rica em conhecimento e trouxe uma reflexão sobre suas conquistas e suas lutas diárias, sobre seus anseios e a dificuldade que existe em estabelecer uma comunicação numa sociedade onde a maioria é ouvinte. A comunidade surda ficou extremamente feliz pela visibilidade e inclusão que o evento proporcionou e nós, ouvintes, gratos pela oportunidade da interação e aprendizado”.

A aluna do campus Ouricuri e palestrante, Camila Vitória, e o instrutor de Libras e servidor do estado de Pernambuco, Márcio Moreira, ambos surdos, estavam felizes e gratos em participar do evento que compartilhou experiências e informações sobre a comunidade surda para o IF.

Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 31 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas