Encontro realizado pelo Sebrae na região, vai mostrar como fidelizar consumidores e fortalecer pequenos negócios
Cada vez mais, o atendimento ao cliente pesa tanto quanto o próprio produto na decisão de compra dos consumidores. A chamada “experiência do cliente” tornou-se decisiva para o sucesso dos negócios: compreender o que o público precisa ajuda a alavancar as vendas e até a consolidar a reputação do empreendimento. Esse será o foco do projeto “Quartas de Sucesso”, que acontece no dia 17 de setembro, das 14h às 17h, na unidade do Sebrae em Petrolina, Sertão do São Francisco. A capacitação é gratuita e as inscrições já estão abertas na Loja do Sebrae/PE.
“O objetivo é incentivar a construção de relacionamentos autênticos por meio de estratégias práticas, atuais e que não demandam grandes investimentos. São ajustes na forma de atender e de oferecer melhor o produto ou serviço que ajudam a fidelizar esse cliente. Satisfeito, ele será um replicador voluntário do seu negócio. Produto bom todo mundo tem, mas oferecer uma experiência diferenciada, só alguns”, explica Heloísa Nóbrega, especialista em Gestão Empresarial no Sebrae/PE.
O evento é direcionado a empreendedores e potenciais empreendedores de diversos segmentos, bem como a empresas de pequeno porte que desejem engajar líderes e colaboradores. “A experiência do cliente é toda uma jornada de interação entre consumidor e empresa, desde a pesquisa inicial na internet, passando pela reputação do negócio nas redes sociais, até a decisão de compra e o pós-venda. Por isso, é fundamental que esse caminho seja fluido e sem ruídos”, reforça Heloísa.
De acordo com levantamento da Genesys, plataforma especializada em experiência do cliente presente em mais de 100 países, 93% dos clientes brasileiros acreditam que “uma empresa só é tão boa quanto seu atendimento”. “Em tempos de redes sociais, que funcionam como vitrines permanentes dos empreendimentos, cuidar da imagem e da reputação do negócio não é mais um diferencial: é uma questão de sobrevivência”, completa a especialista.
Nesta edição do “Quartas de Sucesso”, serão trabalhados subtemas como empatia, customer success, encantamento no atendimento, entre outros. A capacitação também funcionará como um aquecimento para o Vale Empreender, evento do Sebrae/PE que acontece em outubro e irá aprofundar a discussão sobre experiência do cliente com grandes nomes do mercado, referências no tema como diferencial competitivo.