O evento teve o objetivo de estreitar o relacionamento com a imprensa, através de homenagem, além de divulgar a programação da “Semana do MP” em 2021
Nesta terça-feira (23), o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) iniciou a “Semana do MP”, que tem por tema: “Esperançar um novo tempo”, com o lançamento do “I Encontro do MPPE com a imprensa”, realizado no Centro Cultural Rossini Alves Couto. O evento teve o objetivo de estreitar o relacionamento com a imprensa, através de homenagem, além de divulgar a programação da “Semana do MP” em 2021.
O procurador-geral de Justiça, Paulo Augusto de Freitas Oliveira, fez às honras da casa, enaltecendo a importância do trabalho dos veículos de comunicação na defesa da democracia. “Tanto o Ministério Público como a imprensa são instituições que defendem os interesses da sociedade, cada uma com seu papel e sua autonomia. Nos tempos em que vivemos hoje, precisamos estar cada vez mais juntos para combatermos às fake news, às tentativas de descredenciamento de instituições, à corrupção e às malfeitorias, de forma responsável e primando pela verdade. Por isso, estamos homenageando hoje, aqui, o que imaginamos fazer parte de um segmento preocupado em levar a verdade dos fatos aos cidadãos e cidadãs, enaltecendo sempre o interesse público. Vamos unir esforços para que possamos trilhar os caminhos do “esperançar”, virando a chave para os novos tempos. Aliás, estamos trabalhando para que os serviços públicos voltem a funcionar com 100% de sua capacidade, ofertando à população sua força máxima. Precisamos estar presentes, do sertão ao litoral, porque o cidadão e a cidadã precisam da gente em todo o Estado e o nosso papel, sobretudo nesse momento, é o de incluir as pessoas.”, pontuou o PGJ.
Em seguida, a assessora ministerial de Comunicação Social, chefe de imprensa do MPPE, Isabela Pontes, agradeceu a presença dos jornalistas e divulgou, em primeira mão, a campanha institucional da “Semana do MP”, que tem como tema “Esperançar um novo tempo”. “Esse evento é para vocês, jornalistas de veículos de comunicação e das assessorias de imprensa das instituições, para que possamos estreitar relações pensando sempre na divulgação de uma informação de qualidade. A programação da “Semana do MP”, que inicia hoje preza pela esperança, gentileza, empatia e sentimentos positivos. Queremos convidar a sociedade a refletir sobre o que plantamos em 2021 e o que vamos colher em 2022. Quanto à programação, ela está repleta de atividades voltadas para a saúde e o bem-estar, propostas de sustentabilidade e, sobretudo, o incentivo do verbo “esperançar”, que representa o agir tendo esperança em dias melhores, concluiu Isabela Pontes.
Logo após, houve um momento dedicado a homenagens, em que os representantes dos veículos de comunicação e das instituições convidados ao evento foram condecorados, sendo chamados ao palco para o recebimento do Selo comemorativo dos 130 anos do Ministério Público de Pernambuco, além de uma muda de planta representando o novo tempo de “esperançar”. A comenda e as plantinhas foram entregues pelas mãos do PGJ e dos membros que fazem parte da atual gestão.
Além do procurador-geral de Justiça, Paulo Augusto de Freitas Oliveira, também realizaram a entrega dos Selos a Chefe do Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça (CGPGJ) Viviane Maria Freitas de Melo; o Diretor da Escola Superior do Ministério Público (DESMP), Sílvio Tavares; o Assessor-Técnico da Procuradoria-Geral de Justiça (ATPGJ), Luís Sávio Loureiro; a Subprocuradora-Geral de Justiça em Assuntos Institucionais (Sub. Institucional), Zulene Santana de Lima Norberto; o Subprocurador-Geral de Justiça em Assuntos Jurídicos (Sub. Jurídico), Francisco Dirceu Barros; a Coordenadora do Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça (CGPGJ), Maria Lizandra de Carvalho; a Assessora - Núcleo Judicial Fiscal da Ordem Jurídica (NFOJ), Maria do Socorro Santos Oliveira; o Secretario-Geral do Ministério Público (SGMP), Maviael de Souza Silva; o Subprocurador-Geral em Assuntos Administrativos (Sub. Administrativo), Valdir Barbosa Júnior; o promotor de Justiça Eduardo Cajueiro; e a Coordenadora do programa Orelhão Digital, Fernanda Henriques da Nóbrega.
As homenagens foram recebidas por Jô Mazzarolo (Diretora de jornalismo da Rede Globo Nordeste), Mônica Carvalho (Diretora de Conteúdo Jornalístico da TV Jornal e Rádio Jornal, representando Jornal do Commercio), Rafael Barros (repórter da TV Guararapes, representando o Sistema Opinião), Paulo Pugliesi (Diretor executivo do grupo Folha de PE), Diego Martinelly (Gerente de Conteúdo do Grupo Nordeste de Comunicação, que compreende a TV Asa Branca, CBN Caruaru G1 e GE Caruaru e Região), Patrícia Coelho Medeiros (Diretora do Sistema Grande Rio de Comunicação), Ivan Júnior (Diretor presidente da TV Pernambuco), Ivan Feitosa (Diretor geral da Rádio Liberdade FM), Nill Júnior (Representante da Rádio Pajeú, Rádio Cultura e Asserpe), Mário Flávio (Comunicador da Rádio Cidade de Caruaru), Pedro Oliveira (Chefe de redação do LeiaJá), e Luciana Queiroz (repórter da TV Tribuna).
Já representando as assessorias de comunicação de instituições públicas, quem recebeu a homenagem foi Anderson Lima (Assessor de comunicação da UFPE, representante da TV Universitária e Rádio Universitária), Evaristo Filho (Secretário-Executivo de Comunicação do Governo de PE), Karla Almeida (Diretora de Comunicação do Tribunal de Contas de Pernambuco), Dany Amorim (Assessora de comunicação da Defensoria Pública), Ricardo Costa (Superintendente de Comunicação Social da Alepe) e Nadya Alencar (Jornalista representando o TJPE).
Na ocasião, também foi apresentado em primeira mão o vídeo gravado com a atriz Uana Mahin, especialmente para o MPPE, com texto, direção e produção da jornalista Isabela Pontes, edição de Ivson Henrique Gomes, tradução do intérprete de libras Wesley Aleluia e realização da equipe de TV do MPPE. Ao final do evento, todos foram convidados a confraternizar com um “brunch” e ainda a receber os kits de materiais informativos do Ministério Público de Pernambuco.
Fonte: MPPE