Durante o Connepi, o IFSertãoPE divulgou resultados de pesquisas feitas na instituição através da exposição de banners.
Uma delegação de estudantes e servidores representou o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãPE) na 14ª edição do Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi), realizado entre os dias 27 e 29 de agosto, no Instituto Federal do Pará (Ifpa), em Belém. O evento promoveu apresentações de trabalhos fruto de pesquisas desenvolvidas nas instituições da Rede Federal das regiões envolvidas.
Durante o Connepi, o IFSertãoPE divulgou resultados de pesquisas feitas na instituição através da exposição de banners. Na Mostra de Inovação, o instituto apresentou diversos projetos desenvolvidos nos campi do IFSertãoPE, como a produção do iogurte e cookie de coco catolé e a ferramenta para monitoramento e gerência de água baseada na Internet das Coisas (IoT).
O IFSertãoPE manteve também um stand com informações de projetos de pesquisa e extensão existentes na instituição, como a Trilha Ecológica Moça Branca e os trabalhos desenvolvidos no LabMaker, ambos do campus Salgueiro, e o trabalho desenvolvido pelo campus Floresta de assistência técnica a pequenos criadores de caprinos e ovinos na região, além de um protótipo de automação para gestão de sistemas de irrigação utilizando Arduino, voltado para a região do Sertão de Itaparica.
Ainda durante o Connepi, o IFSertãoPE conquistou o primeiro lugar no Desafio das Ideias, com o projeto “Conecta Agro: Assistente Inteligente para a Agricultura Familiar”, desenvolvido por Matheus Ricardo Carvalho Silva, do Campus Salgueiro, sob a orientação do professor Marcelo Anderson. Os pró-reitores de pesquisa, inovação e pós-graduação dos institutos federais do Norte e Nordeste se reuniram para debater o planejamento e traçar metas para a área.
Para o Pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFSertãoPE Francisco Gama, a participação do instituto no Connepi reafirma o papel do IFSertãoPE como referência em pesquisa e inovação. “Também fortalece nosso compromisso com a educação de qualidade e a melhoria da vida nas comunidades que atendemos. Sob minha coordenação, continuaremos a impulsionar iniciativas que evidenciam o impacto transformador de nossa instituição, abrindo novas oportunidades de parcerias e colaborações essenciais para o avanço da pesquisa e inovação”, completou Gama.
O Reitor do IFSertãoPE, Jean Carlos Coelho de Alencar, também esteve no Connepi e destacou a integração que o evento proporciona entre estudantes do Ensino Médio, da graduação e da pós-graduação, além da possibilidade de estabelecer parcerias com outras instituições. “Tinham alunos nossos que, ao verem projetos que estavam nas Mostras Tecnológicas de outras instituições, já estavam conversando com esses alunos das outras instituições, meio que fechando parcerias entre eles. Então já tem um trabalho de network, institucionalmente falando, também para a gente. Inclusive, a gente discutiu com alguns institutos a possibilidade de desenvolvimento de projetos em conjunto”, avaliou Alencar.
A próxima edição do Connepi será realizada em 2026, pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE).