Seminário de Urgências Obstétricas reúne profissionais de saúde do Estado

Na ocasião, foi lançado protocolo de urgências ginecológicas e obstétricas

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) promoveu, nesta sexta-feira (29/11), o Seminário Estadual de Urgências Obstétricas. Com o compromisso de reduzir a mortalidade materna a partir da ampliação de ações estratégicas, o evento contou com o lançamento do protocolo de urgências ginecológicas e obstétricas do Centro Universitário Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam), que passará a ser referência em toda a rede assistencial. Além da adesão oficial ao protocolo, o seminário, que ocorreu no auditório da SES-PE, no Bongi, reuniu profissionais de saúde para debater temáticas da mortalidade materna.

Ao adotar o protocolo do CISAM, a SES-PE tem o objetivo de uniformizar os cuidados em saúde e assegurar um atendimento de qualidade, nas maternidades do Estado, para as gestantes com condição clínica ou obstétrica de alto risco. O documento, desenvolvido e atualizado por equipe acadêmica de especialistas – profissionais atuantes na área clínica -, é embasado em diretrizes internacionais e nacionais, com atualizações periódicas, baseadas em evidências científicas. O protocolo vai permitir aos profissionais da assistência a racionalização do diagnóstico e da conduta de forma rápida, clara e eficaz.

“Incorporamos o protocolo como base normativa para as nossas maternidades e para que as demais possam se apropriar, de uma forma para padronizar as condutas na ginecologia e obstetrícia. Então, os profissionais terão acesso, de forma muito fácil, a um manual de condutas, condutas clínicas, condutas terapêuticas, que vai facilitar na hora de um atendimento, de um manejo clínico de uma paciente, evitando assim as demoras no atendimento, qualificando a assistência e com isso reduzindo a morbimortalidade materna”, explica a coordenadora da Política Materna Infantil da SES-PE, Hérika Dantas.

O seminário foi baseado em quatro eixos e contou com a apresentação da médica Luiza Rocha, com a palestra “Trabalho de Parto Prematuro”; da médica Simone Carvalho, com o tema “Síndrome Hipertensivas”; a médica Brena Melo, com a pauta “Hemorragia Pós-Parto”; e, por fim, a enfermeira obstetra Viviane Araújo, que trouxe a discussão “Contribuição da Enfermagem Obstétrica na Gestação de Alto Risco”.

Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 32 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas