Curso de formação alcançou apoiadores das 12 Gerências Regionais de Saúde e representantes de diversos órgãos de trânsito
A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), por meio da Coordenação de Vigilância de Acidentes e Violência (CVAV) e do Comitê Estadual de Prevenção aos Acidentes de Moto (Cepam), realizou, nesta quarta-feira (11/12), o curso de formação para apoiadores das 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres) do Estado e representantes de órgãos de trânsito, com o objetivo de ampliar o trabalho de diagnóstico e monitoramento do perfil dos óbitos registrados em decorrência de acidentes nas regiões do Estado. A capacitação ocorreu no auditório da Faculdade Afya, em Jaboatão dos Guararapes.
“O curso de avaliação de óbito por acidente de trânsito é um passo fundamental para o início das atividades nos comitês das 12 Regionais de Saúde. A análise minuciosa do óbito, ocorrido por sinistros, será realizada por profissionais da saúde e especialistas do trânsito de cada região, possibilitando a análise com relatórios e recomendações para os órgãos competentes, baseadas na realidade dos fatores que contribuíram para a perda dessa vida”, destaca a coordenadora-executiva do Comitê Estadual de Prevenção aos Acidentes de Moto, Jakeline Diniz.
Durante a formação, os participantes acompanharam palestras com diversas temáticas, incluindo reflexões coletivas e capacitação como: Óbitos relacionados a sinistros: um problema de saúde pública, a situação dos óbitos por sinistro de trânsito em Pernambuco, a importância do Comitê Regional de Vigilância de Óbito por acidente de transporte terrestre; a definição, organização e atribuições do comitê regional de vigilância de óbitos; a composição de membros dos comitês, além de orientações práticas sobre a análise da ficha de investigação de óbito, investigação hospitalar e modelo de relatório semestral dos comitês regionais.
A coordenadora de Vigilância de Acidentes e Violência da SES-PE, Mariana Barros, enfatiza que a regionalização contribui no desenvolvimento de ações contínuas e integradas. “Os comitês capacitados e alinhados com o nível central permite que tenhamos uma visão real e mais detalhada de cada região do Estado. Assim, as ações serão definidas estrategicamente para contribuir na fiscalização, ações de educação e diminuição no registro de acidentes e óbitos por sinistros”, explica.
Na execução de ações educativas e de fiscalização, a SES-PE, através da Operação Lei Seca (OLS), conta com a parceria do Departamento de Estrada de Rodagem (DER), do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE).