Confira!
A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae), realiza Processo Seletivo Simplificado para o Programa Bolsa Permanência (PBP) do Ministério da Educação (MEC). Há 17 vagas disponíveis para discentes indígenas e quilombolas regularmente matriculados em cursos de graduação presenciais da Univasf. Nessa seleção, também haverá formação de cadastro reserva para vagas que possam vir a ser ofertadas futuramente. As inscrições estão abertas até 11 de maio.
Para participar, os estudantes interessados devem realizar as inscrições no site do Programa de Assistência Estudantil (PAE) da Univasf e na plataforma do Sistema de Gestão da Bolsa Permanência (SISBP) do MEC. No ato da inscrição no Sistema PAE, o candidato deverá anexar a documentação solicitada no Edital Nº 1/2025. Os documentos devem ser digitalizados no formato JPG ou JPEG com tamanho máximo de 900 Kb cada ou PDF.
O valor da bolsa é de R$ 1.400,00. Podem se inscrever no PBP estudantes indígenas e quilombolas que atendam aos seguintes requisitos: possuir vínculo com um curso de graduação presencial e estar frequentando as atividades acadêmicas, independente de renda e da carga horária do curso, e não ter concluído curso superior.
A homologação das inscrições está prevista para o dia 12 de maio. O resultado parcial será divulgado no dia 19 de maio, com prazo para recursos nos dias 19 e 20 de maio. O resultado final será publicado no dia 23 de maio no site da Proae.
O PBP concede auxílio financeiro aos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, em especial os indígenas e quilombolas, matriculados em Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Mais informações sobre a Bolsa Permanência podem ser obtidas diretamente no site do Programa. Demais dúvidas podem ser encaminhadas à Proae pelos e-mails proae@univasf.edu.br e servicosocialproae@univasf.edu.br ou através do telefone/WhatsApp: (87) 99903-1297.