Urnas para o teste de integridade são sorteadas no TRE-PE

Foram sorteadas unidades de seções eleitorais de todas as regiões do Estado

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) realizou, neste sábado (01/10), na sua sede, uma audiência pública para o sorteio das 35 urnas eletrônicas que passarão pelos testes de integridade e de autenticidade no dia da eleição, neste domingo, 2 de outubro. A quantidade de urnas auditadas é proporcional ao número de eleitores. A audiência foi aberta pelo presidente do TRE-PE, desembargador André Guimarães, e a solenidade foi conduzida pela presidente da comissão de Auditoria das Urnas Eletrônicas, juíza Sandra Beltrão.

Dois observadores internacionais, representando a Organização dos Estados Americanos (OEA), acompanharam todo o sorteio. Entidades como o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Ministério Público Eleitoral (MPE), Polícia Federal (DPF-PE) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE) são algumas das que enviaram representantes para assistir ao sorteio.

A primeira fase da audiência pública foi a escolha, por parte de representantes de entidades fiscalizadoras, de urnas aleatórias para participação no teste. Em seguida, foram escolhidos dois equipamentos que serão destinados ao teste piloto com biometria, introduzido este ano a pedido das Forças Armadas. Estas urnas são as 196ª e 238ª, da 8ª Zona Eleitoral, instaladas na Escola Barbosa Lima, no bairro do Derby.

Após a coleta das urnas nos locais de votação onde elas estão instaladas, elas serão levadas à sala do teste de integridade, montado na sede da Esmape, no Recife. Devido às distâncias do Estado, o TRE-PE montou um esquema logístico para viabilizar que as urnas estejam na Esmape ainda no sábado.

Depois do sorteio, servidores do TRE-PE inseriram cédulas de papel já preenchidas em urnas de lona. Essas urnas foram lacradas e associadas numericamente às urnas eletrônicas e serão levadas também para a Esmape para serem usadas no teste.

Participaram da audiência pública, o presidente do TRE-PE, André Guimarães, o vice-presidente e corregedor Humberto Vasconcelos, a desembargadora eleitoral Mariana Vargas, o juíz João Targino, integrante da Comissão de Auditoria das Urnas, e o diretor-geral, Orson Lemos.

Tags:
eleicao
Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 31 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas