Comissão do TRE-PE lança Cartilha sobre assédio moral, assédio sexual e discriminação

Evento aconteceu após a sessão de julgamento nesta quarta-feira, 5

A desembargadora eleitoral Karina Albuquerque Aragão de Amorim, presidente da Comissão de Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação de 2º Grau do TRE Pernambuco, apresentou para membros da Corte, servidoras e servidores a cartilha sobre assédio moral, assédio sexual e discriminação. O evento aconteceu nesta quarta-feira, (5), no plenário do tribunal após a sessão de julgamento. O desembargador Adalberto de Oliveira Melo, presidente do TRE-PE, conduziu a cerimônia de lançamento do documento.

“Quanto mais poder temos, mais devemos desenvolver em nós mesmos uma liderança empática e voltada para o respeito a todas e a todos. Há mais responsabilidade na condução do relacionamento com quem trabalha conosco”, disse a desembargadora Karina Aragão, membro da Corte e presidente da Comissão de Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação.

De acordo com a Comissão, a cartilha foi elaborada com o objetivo de estimular a manutenção de um ambiente de trabalho saudável, digno e seguro no âmbito da Justiça Eleitoral de Pernambuco. Nela são apresentados conceitos básicos e exemplos de práticas que configuram situações de assédio moral, assédio sexual e discriminação, possibilitando que os servidores(as), estagiários(as), prestadores(as) de serviços, voluntários(as) e demais colaboradores(as) consigam reconhecer eventuais condutas abusivas e denunciá-las.

“Uma instituição que preza pela excelência passa, antes de tudo, pela construção de um ambiente saudável em que prevaleça o respeito entre seus colaboradores em todos os níveis. A cartilha produzida pela Comissão traz um caráter duplo: de orientação, mas também de alerta sobre eventuais excessos. Um trabalho relevante e importante para o aprimoramento ainda maior do nosso ambiente de trabalho”, afirmou o presidente Adalberto de Oliveira Melo.

O vice-presidente e corregedor, desembargador Cândido Saraiva, destacou que o Tribunal foi signatário de uma carta aberta de combate ao assédio e discriminação e que um dos compromissos foi justamente a produção da cartilha. “Não podemos permitir qualquer tipo de assédio no âmbito deste tribunal. Vamos trabalhar juntos onde todos se sintam respeitados e seguros”, afirmou o desembargador e corregedor, Cândido Saraiva, vice-presidente do TRE-PE.

As Comissões de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação (1º e 2º graus) promoveram, em maio, rodas de conversa sobre o tema. Elas tiveram inicialmente o foco nos colaboradores terceirizados que atuam nas sedes administrativas no Recife. Ao todo foram 48 participantes, mas pretendem ampliar a ação com base nas primeiras que foram realizadas. Na ocasião, foi apresentada a cartilha aos participantes do evento.

A Comissão existe através de muitas mãos, dentre eles: o desembargador eleitoral substituto Dario Rodrigues Leite de Oliveira e os servidores do TRE-PE Roberta de Paula Gomes Coelho Paiva, Adélia Leopoldina Carvalho Rodrigues dos Santos, Alzira Márcia Silva do Vale, Bernardo Gonzaga Bernardes Cabral, Silvia Kátia de Freitas Morais, Hugo Lustosa Belfort do Nascimento e Renata Clarice Rodrigues Mota.

Para ler e fazer o download da Cartilha, clique aqui.

Tags:
pernambuco
Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 31 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas