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O mês de outubro começou com muita sensibilidade e inspiração na Escola Municipal Joaquim Barbosa de Maria, localizada na comunidade de Pau Ferro, zona rural de Salgueiro. A escola recebeu a primeira edição da atividade “Poesia e Envelhecimento”, promovida pelo Lar São Vicente de Paulo dentro do projeto Envelhe(SER).
Os encontros já tiveram início e vêm proporcionando momentos de escuta, partilha e emoção entre alunos da rede pública e as pessoas idosas acolhidas no Lar. O diálogo inicial foi mediado pela presidente do Lar, Kerliane Peixoto, e pelo musicoterapeuta Enildo Paiva, que conduziram uma roda de conversa repleta de afeto, música e reflexões sobre o envelhecer.
A proposta foi abraçada com entusiasmo pela diretora da escola, Andréa Gomes, e pela coordenadora Luiza Carla, que acolheram o projeto como uma oportunidade de aprendizado mútuo entre gerações, fortalecendo a integração entre escola e comunidade.
Em seguida, tiveram início as oficinas de poesia, conduzidas em parceria com o poeta Josenilson Silva e os professores da escola, que estimulam os participantes a transformar sentimentos e memórias em versos. As atividades seguem até o final do mês, revelando, por meio da poesia, a beleza e a importância de pensar e sentir o envelhecimento de forma positiva e humana.
A ação faz parte de uma série de oficinas intergeracionais que acontecem ao longo de outubro, com o objetivo de produzir um livro digital de poesias, criado coletivamente por estudantes e pessoas idosas. A iniciativa busca fortalecer vínculos, valorizar a expressão artística e dar visibilidade às vozes da maturidade.
“Mais do que escrever poesia, queremos despertar sentimentos, fortalecer vínculos e mostrar que o envelhecer pode ser um ato de beleza e resistência”, destacou Ana Ester Sampaio, coordenadora do projeto.
O projeto Envelhe(SER) é uma iniciativa do Lar São Vicente de Paulo, com apoio do Programa Parceiro do Idoso – Santander e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDI). A proposta reafirma o compromisso da instituição com o protagonismo da pessoa idosa, o diálogo com a comunidade e a promoção de ações culturais e educativas que celebram o envelhecimento como um processo rico em aprendizado, poesia e afeto.