O objetivo do projeto, então, foi criar uma ferramenta que aproximasse os estudantes da história do Sertão pernambucano.
O docente Jeffrey Aislan de Souza Silva, do Colegiado de História da Universidade de Pernambuco (UPE), campus Petrolina, desenvolveu o projeto Caminhos da Revolta, uma plataforma online dedicada ao ensino da História do sertão pernambucano. O site reúne materiais didáticos como planos de aula, áudios, textos, vídeos, documentos históricos e jogos educativos, voltados principalmente para professores da Educação Básica. O acesso é livre e pode ser feito pelo link: https://caminhosdarevolta.com.br.
O projeto surgiu a partir da participação no Edital 28/2024 Confederação do Equador: Pernambuco Conta uma História de 200 Anos, da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE). Após uma formação ministrada pelo professor Jeffrey sobre a Confederação do Equador aos docentes da Gerência Regional de Educação do Sertão do São Francisco, foram identificadas dificuldades na disponibilidade de material didático sobre a História local. O objetivo do projeto, então, foi criar uma ferramenta que aproximasse os estudantes da história do Sertão pernambucano.
A plataforma contou ainda com a colaboração de dois estudantes do curso de História da UPE, bolsistas do projeto pela FACEPE, e está sendo divulgada também no Instagram: @caminhosdarevolta.
O Caminhos da Revolta é, portanto, uma iniciativa que alia tecnologia e educação para ampliar o acesso ao conhecimento histórico regional, oferecendo recursos didáticos inovadores e de fácil utilização para professores e estudantes de todo o estado.