Nesta segunda-feira (12), nossa convidada para a entrevista é a Fisioterapeuta, Jouse Gondim. Na nossa conversa conheceremos o que é a Equoterapia e o trabalho desenvolvido na Associação da Equoterapia Reviver, no Rancho Pitombeira, em Salgueiro.
Blog - Olá, Jouse! Agradeço por aceitar o convite para falar sobre equoterapia. Inclusive, aproveito para parabeniza-la pelo seu pioneirismo na nossa cidade e região. Primeiro, explica para nossos seus leitores o que é a equoterapia?
Jouse - A Equoterapia é um método terapêutico e educacional, que utiliza o CAVALO dentro de uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais.
Blog - Nossa vida é movida por sonhos, contudo, para realizá-los muitas vezes precisamos de algo que nos motive ou impulsione. No seu caso, como surgiu essa ideia de trabalhar com a equoterapia?
Jouse - O interesse surgiu quando recebi o diagnóstico de AUTISMO do meu primeiro filho. A neuropediatra sugeriu como tratamento e era impossível ir toda semana para a capital. Como sou fisioterapeuta, despertou-me o interesse na área e ainda poderia ajudar meu filho. Apesar de ter sido criada em fazendas, um medo de cavalo tomava conta de mim. Nessas lutas que enfrentamos, entre o medo e amor, quem vence? Claro, vence o amor... e foi esse amor de mãe que me fez perder o medo e buscar a equoterapia.
Blog - Jouse, você como uma profissional de referência pode explicar como buscou se qualificar para poder entender e desenvolver esse trabalho em Salgueiro?
Jouse - Passei dois anos para perder completamente o medo de cavalos, não admitia colocar uma pessoa com limitação em um cavalo, se eu não conseguia montar. Passando esses anos de aproximação um amor pelo mundo equestre tomou conta de mim. Costumo dizer que os cavalos me resgataram do luto pelo diagnostico do meu filho. Fui até Brasília, na ANDE (ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE EQUOTERAPIA), fiz uma formação em Equoterapia, foram dias intensos, emocionantes e ricos de muito conhecimento.
Blog - Para quem a equoterapia é indicada e quais são os benefícios dela?
A equoterapia é indicada: lesões cerebrais tais como paralisia cerebral, acidente vascular cerebral (AVC) e traumatismo crânio encefálico; Sequelas de lesões medulares como mielomeningocele; Atraso no desenvolvimento neuropsicomotor; Distúrbios de comportamento como autismo; Distúrbios visuais e auditivos; Sequelas de patologias ortopédicas; Patologias ortopédicas adquiridas ou congênitas; Psicoses infantis; Síndromes genéticas como Síndrome de Down; Disfunções sensório-motoras; distúrbios evolutivos e de aprendizagem.
Os benefícios da equoterapia são inúmeros, podemos citar: Melhora do equilíbrio e da postura; Desenvolvimento da coordenação de movimentos entre tronco, membro e visão; Estimulação da sensibilidade tátil, visual, auditiva e olfativa pelo ambiente e pelo trabalho realizado com o cavalo; Promover a organização e a consciência corporal; Tonificar e estimular a força muscular; Obter o ortostatismo de tronco; Correção postural, e um melhor funcionamento visceral; Provocar uma conscientização simultânea do balanceio dos braços soltos, dos ombros e da própria respiração, provocando um relaxamento com a andadura calma do cavalo; Diminuição da espasticidade; Estabilizar a cintura pélvica e desenvolve a coordenação motora fina.
Blog - Há quanto tempo você está trabalhando com a equoterapia e quais foram os principais avanços que você aponta desde do início de tudo?
Jouse - A Associação da Equoterapia Reviver desenvolve seu trabalho há 4 anos no Rancho Pitombeira, zona rural do município de Salgueiro-PE. Os principais avanços foram as melhoras dos praticantes em ganhos motores, psíquicos e socias, além da linguagem e tranquilidade. Em uma única sessão percebemos a melhora.
Blog - Como funciona o investimento na equoterapia? Você falou a pouco sobre os benefícios e o público alvo, mas quando falamos de uma família que não tem como arcar com as despesas que existem para a equoterapia. Como as pessoas podem ajudar essa família?
Jouse - A equoterapia hoje atende mais de 30 crianças e adolescentes através do apadrinhamento, são empresas, profissionais liberais que custeiam o tratamento para essas pessoas de baixa renda. O objetivo maior do nosso projeto é levar a equoterapia a quem tem indicação do tratamento e não tem condições de arcar com o seu custo. Hoje somos mantidos através de doações, apadrinhamento e venda de produtos personalizados.
Blog - Jouse, uma curiosidade também faz bem. Então não podemos deixar passar esse momento. Como é esse contato com os animais (Cavalo, égua)? E como esses animais são cuidados treinados para realizarem o trabalho da equoterapia?
Jouse - O cavalo ou égua utilizado para a terapia deve ser dócil, calmo, gostar da proximidade do ser humano, ter facilidade de aprendizagem e concentração nas atividades realizadas. É importante também que ele não tenha medo ou ansiedade com os movimentos ao seu redor e que tolere mudanças de som, direção e cenários. Os cavalos são treinados pela nossa equipe e precisam ter um tamanho ideal para a prática.
Blog - Quero agradecer por nos proporcionar esse momento de conhecimento e aprendizado sobre o tema da entrevista. Término, com uma última pergunta. Quando se fala da equoterapia, qual é seu grande sonho?
Jouse - Meu grande sonho é poder tornar-se de fato a Equoterapia Reviver em uma associação filantrópica, onde possamos receber recursos que possibilite a ampliação dos atendimentos, aumento e qualificação de toda equipe, melhorias no local de atendimento e adquirir mais animais. Termino agradecendo a oportunidade de levar informação sobre essa terapia belíssima e concluo com um poema:
EU VI UMA CRIANÇA
Eu vi uma criança que não podia andar
Montar em um cavalo, sorrir e falar
E cavalgar através de um campo de margaridas
Embora andar sem ajuda não lhe permitisse a vida.
Eu vi uma criança, as pernas comprometidas
Montar em um cavalo e fazê-lo atravessar
Bosques de árvores floridas
E lugares lindos que antes não conhecia
Senão através da visão reduzida
Que a cadeira lhe permitia.
Eu vi uma criança que podia apenas
Rastejar
Montar em um cavalo e em alto plano
Sentar
Cavalgando em ritmos variados
E rir de nossos rostos maravilhado.
Eu vi uma criança que nasceu para lutar
Tomar rédeas de sua vida.
E ouviu-se aquela criança declarar;
Obrigado, meu Deus,
Por este caminho mostrar...