NORA ENCRENQUEIRA E SOGRA RABUJENTA

Artigo exclusivo do Blog!

Numa pacata cidade do interior, onde as memórias e tradições se encontram nas ruas estreitas, ladeadas por casas de fachadas acolhedoras, e o coreto na praça central, cercado por bancos de madeira desgastada, ocorre nos finais de semana um cenário cotidiano que se assemelha a um roteiro de novela, onde vivem uma nora encrenqueira e uma sogra rabugenta, que disputam a atenção de um homem que precisa mediar e apaziguar essa situação.

Enquanto a nora busca incessantemente manter sua influência sobre o marido, através de planos e ideias de viagens mirabolantes, que têm como pretexto melhorar a qualidade de vida, vivenciar novas experiências, ela também busca criar postagens e dancinhas que aumentem o engajamento de seu amado nas redes sociais, enquanto sua sogra encontra prazer em questionar cada passo da nora, mostrando através de críticas contundentes, seu descontentamento com as decisões tomadas pela nora.

Nos almoços de domingo já se tornou tradição as duas mulheres se engalfinharem em debates acalorados, enquanto o filho/marido assistir atônito às contendas dentro de sua própria casa. Tudo o que ele clama é por dias mais tranquilos, por uma convivência pacífica e por decisões que verdadeiramente beneficiassem a todos. Infelizmente, suas necessidades são muitas vezes negligenciadas em meio ao jogo de poder entre a nora e a sogra.

Com o passar do tempo, mesmo cada uma falando que estava querendo o melhor para o seu amado filho/marido, acabou ficando difícil discernir quais ideias realmente visavam o bem-estar dele, já que o plano de cada uma, muitas vezes pareciam mais voltados para garantir sua permanência no controle, do que para efetivamente melhorar a qualidade de vida da família. Retóricas habilidosas obscureciam as verdadeiras intenções por trás de suas ações.

Ambas alegam buscar o melhor para o homem, entretanto, elas acabam esquecendo que nessa disputa, o grande vencedor é o descaso e a falta de compromisso para com alguém que após trabalhar durante toda semana, só quer usufruir de algumas horas de paz e harmonia, mesmo com pontos de vista e opiniões diferentes.

Mais importante do que a guerra entre a nora encrenqueira e a sogra rabujenta deveria ser o cuidado com o filho/marido, que semanalmente ele precisa tolerar as intolerâncias de cada uma, compreender o incompreendido enquanto houve uma série de reclamações de ambos os lados. Transcender as diferenças políticas e ideológicas em prol de uma convivência harmoniosa que beneficie a todos, deveria ser a meta das duas que buscam a aprovação da mesma pessoa, mas infelizmente estão cegas e envenenadas pelos seus orgulhos.

Alguns dirão que essa história é uma metáfora entre políticos da situação e oposição, enquanto o povo assiste com apatia a cidade parada no tempo, enquanto sonha com dias melhores. Outros dirão que é só mais um caso de família, onde o homem padece todos os dias pelas consequências das disputas políticas familiares. Por fim, alguns não entenderão, que a metáfora política sobre as disputas entre os políticos da situação e da oposição, muitas vezes, desviam-se do verdadeiro propósito: o bem-estar da população.

Imagem: Ilustrativa

Tiago Silveira Machado

Professor da Universidade de Pernambuco – Campus Salgueiro

Analista da Economia Local (Salgueiro/PE)

Tags:
salgueiro
Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 31 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas