Objetivo é alcançar pelo menos 50% da população carcerária do Estado
Com o objetivo de ampliar o alcance e a eficácia do programa de remição de pena pela leitura no sistema prisional, a Gerência de Políticas Educacionais para Jovens, Adultos e Idosos (Gejai) da Secretaria Estadual de Educação (SEE), por meio da Unidade de Educação em Prisões (UEP), realizou nesta terça-feira (08), o Encontro de Avaliação dos Ciclos do Remição pela Leitura – 2025.1, na sede da Gerência Regional de Educação (GRE) do Agreste Meridional, em Garanhuns.
A meta do programa, estabelecida em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), é atender 50% da população carcerária do Estado até o fim deste ano, promovendo 10 ciclos de leitura, sendo cinco em cada semestre.
No ano passado, o programa atendeu 45% das pessoas privadas de liberdade em todas as 24 unidades prisionais de Pernambuco, o que colocou o Estado em quinto lugar no ranking nacional dessa política pública. A cada ciclo, os participantes têm a oportunidade de ler uma obra literária e produzir um texto sobre o conteúdo lido. Em contrapartida, recebem quatro dias de remição da pena. A proposta alia o direito à educação à dignidade humana e à ressocialização, mostrando que a leitura pode, de fato, mudar trajetórias.
O encontro desta terça-feira (8) reuniu professoras da rede estadual e policiais penais que atuam diretamente no programa para a troca de experiências, reflexão sobre os resultados do primeiro semestre e o alinhamento das estratégias para alcançar as metas no segundo semestre deste ano.
Para a chefe da Unidade de Educação em Prisões, Silvana de Fátima, esse é um trabalho que vai além do pedagógico. “Quando uma pessoa em privação de liberdade se debruça sobre um livro e depois escreve sobre ele, não estamos apenas falando de remição de pena. Estamos falando de transformação pessoal, pensamento crítico, reconstrução de identidades. A educação em prisões é um instrumento de justiça social”, afirmou.
Durante o encontro, também foi apresentado o novo projeto de incentivo à leitura que será vivenciado no segundo semestre: o Quintal Literário. A proposta busca tornar a leitura uma prática ainda mais significativa, valorizando o espaço coletivo de trocas, conversas e construção de sentidos a partir das obras literárias.