A iniciativa foi uma das três propostas submetidas pelo IFSertãoPE.
Recentemente, o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) obteve uma importante conquista, com a aprovação de uma emenda parlamentar destinada à implementação do projeto “Fábrica de Ideias: Educação, Inovação e Empreendedorismo no IF Sertão”. A proposta, aprovada na categoria Educação no valor de R$ 500 mil, tem como objetivo criar um espaço de fomento ao empreendedorismo e à inovação, beneficiando diretamente os campi Petrolina e Serra Talhada. A iniciativa foi uma das três propostas submetidas pelo IFSertãoPE, tendo sido contemplada entre os projetos mais votados nas emendas participativas do deputado federal Túlio Gadêlha.
“A partir do Escritório de Projetos do IFSertãoPE, foram realizadas articulações com os campi para a submissão de três propostas. Graças ao empenho e engajamento de todos, tivemos aprovação de uma delas”, relata a diretora de Pesquisa e Inovação do IFSertãoPE, Jussara Moreira. “A Fábrica de Ideias (FI) será um espaço dinâmico e colaborativo dedicado ao apoio e desenvolvimento de startups e projetos de inovação. Seu objetivo é estimular a cultura empreendedora em diferentes vertentes – do social ao ambiental – no Vale do São Francisco, promovendo pesquisas, extensão e soluções tecnológicas alinhadas com o mercado e as demandas regionais”, explica.
As emendas parlamentares aprovadas serão apresentadas no Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025. Após a aprovação e publicação da LOA, os recursos serão disponibilizados conforme as propostas apresentadas aos Ministérios responsáveis, seguindo os prazos e procedimentos estabelecidos por esses órgãos. “Essa proposta beneficiará diretamente mais de 130 mil pessoas da comunidade acadêmica do IFSertãoPE e impactará cerca de 512 mil habitantes das cidades de Petrolina, Serra Talhada e regiões vizinhas, envolvendo docentes, estudantes, empreendedores e organizações locais”, prevê a diretora.
Com a liberação dos recursos prevista para 2025, a construção da “Fábrica de Ideias” deverá ocorrer no mesmo ano, enquanto o início do seu funcionamento efetivo é esperado para 2026, após a conclusão da obra e disponibilização do material necessário. “Com essa iniciativa, o IFSertãoPE reafirma o seu papel como agente de transformação social, fomentando a inovação, parcerias estratégicas e práticas sustentáveis que fortalecem a economia e promovem inclusão e diversidade”, conclui Jussara.
Consulte nesta página o resultado completo e outras informações sobre os projetos aprovados, dentre os quais figura a “Fábrica de Ideias”.