SES-PE finaliza 1° Ciclo de Qualificação da APS na III Macrorregional do Estado

Confira!

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), em parceria com o Ministério da Saúde (MS), realizou na última terça-feira (15/04), em Serra Talhada, o Primeiro Ciclo de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (APS). A ação propõe ofertar espaços aos gestores e trabalhadores da APS acerca do Novo Financiamento, dessa vez dedicado à III Macrorregional de Saúde, composta pelas VI, X e XI Geres.

No mês de março, foi a vez da I e da II Macros, sediadas no Recife e em Caruaru, respectivamente, receberem a caravana com apoiadores da SES e do MS. A nova rodada de formação acontece na IV Macrorregião, em Ouricuri, nos dias 29 e 30 deste mês, contemplando o estado como um todo.

O Primeiro Ciclo de Qualificação tem por objetivo fortalecer a APS. Em Serra Talhada, como no Recife e em Caruaru, a formação foi ofertada em dois dias. Em todas as ocasiões, foram discutidas temáticas da Nova Portaria de Financiamento Federal da APS, além da solicitação e credenciamento de equipes da Atenção Primária. Outras questões abordadas foram relacionadas ao Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), no que diz respeito aos temas de registro e acompanhamento dos usuários.

A agenda é construída no intuito de ofertar apoio institucional para os trabalhadores e gestores dos territórios. Assim, os ciclos expressam o papel de articulação entre o Estado, por meio da SES-PE, com o Ministério da Saúde, os municípios e as Regionais de Saúde como uma maneira de dar resposta, de forma institucional, às inquietações surgidas acerca do financiamento das APS. 

“Em Serra Talhada, com muito interesse dos trabalhadores da saúde, podemos usar o espaço para a participação das Regionais de Saúde e dos municípios que compõem a III Macro. Expomos de forma dialogada o novo financiamento, além de abrirmos as interações e plenárias de perguntas. Realizamos o espaço da Qualificação, mostrando os processos de cadastro e registro de informações dos usuários e da produção das Unidades Básicas de Saúde (UBS), considerando as dúvidas e necessidades do território”, explicou Rafaela Niels, diretora geral da Atenção Primária da SES-PE.

A qualificação ganha corpo em virtude da importância do provimento de informações e estratégias necessárias para que os municípios e Regionais tenham subsídios informativos e técnicos sobre o novo financiamento da APS.

“Essa questão é um ponto crítico para a organização e funcionamento do sistema de saúde local e regional. Além disso, nos treinamentos, temos o objetivo de abordar assuntos e problemáticas crônicas dos territórios, com relação ao registro de informações no PEC e o monitoramento e acompanhamento de indicadores estratégicos para a APS, além de programas transversais que circulam nos territórios”, comentou  Rafaela Niels.

Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 32 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas