Além das mulheres indígenas, a Carreta da Mulher de Pernambuco atendeu as demais pernambucanas que vivem em Salgueiro
Maria da Conceição acordou cedo e, graças às vans do programa Cuida PE, pôde ser atendida nesta sexta-feira (22/08) na Carreta da Mulher Pernambucana, que está em Salgueiro, no Sertão do Estado. Ela é uma das mulheres indígenas do povo Atikum, localizado em Salgueiro, que teve garantido o direito de acesso aos serviços de saúde oferecidos pelo Governo do Estado por meio da iniciativa itinerante, que já percorreu mais de 16 municípios e segue fazendo história. “Já fazia dois anos que eu não realizava exames. Hoje consegui fazer e estou muito feliz”, comentou.
A unidade móvel está em Salgueiro desde a última segunda-feira (18/08), oferecendo exames para as mulheres da cidade, como mamografia, ultrassonografia de mama, colposcopia e biópsia de nódulo mamário guiada por ultrassom, entre outros. “Fizemos uma estratégia junto à equipe de saúde do município para garantir que esse atendimento chegasse tanto às mulheres da área urbana quanto da rural. A van do programa Cuida PE saiu cedo da manhã para buscar as mulheres do território indígena, que estão realizando os exames hoje, e ao final do dia serão levadas de volta às suas comunidades”, explicou a gerente da VII Geres, Dora Magalhães.
A diretora geral das Linhas de Cuidado Assistenciais da SES-PE, Ana Paula Lucena, ressaltou a importância da iniciativa. “Estamos extremamente felizes em ofertar esses serviços em Salgueiro, permitindo que as mulheres realizem os exames em sua própria cidade. É o Governo do Estado de Pernambuco trazendo atendimento de qualidade para perto das residências dessas mulheres, garantindo dignidade sem que precisem se afastar de suas famílias e afazeres”, afirmou.
A Carreta da Mulher Pernambucana, ação do Governo do Estado realizada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), segue percorrendo municípios para ampliar o atendimento especializado. Até o momento, a iniciativa já contabiliza mais de 17.700 atendimentos.
COMO FUNCIONA? – Para as demais mulheres interessadas, os exames e consultas podem ser agendados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), via Central de Marcação de Consultas e Exames (CMCE). No caso das mamografias, mulheres entre 50 e 69 anos podem realizar o exame por demanda espontânea, sem necessidade de encaminhamento médico.