Os atendimentos acontecem de segunda a sexta das 8h às 17h, e aos sábados das 8h às 12h,
A Carreta da Mulher Pernambucana iniciou o mês de setembro ultrapassando a marca de 25 mil (25.245) atendimentos realizados em diversas regiões do estado. Desde o fim de maio, quando a iniciativa começou, o programa já passou por 31 municípios, ampliando o acesso da população feminina a serviços especializados de saúde. Estratégia criada pelo Governo de Pernambuco e coordenada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), a Carreta é composta por unidades móveis que levam atendimento descentralizado e integral às pernambucanas.
Os atendimentos acontecem de segunda a sexta das 8h às 17h, e aos sábados das 8h às 12h, nesta semana, nos municípios de Pombos, Paudalho, Capoeiras e Sertânia, contemplando diferentes áreas do estado.
Os serviços mais procurados até o momento foram exames de mamografia (13.052), ultrassonografia das mamas (5.383), consultas com ginecologista (5.286) e teleconsultas com mastologista (871). Além desses, também estão disponíveis colposcopia, biópsia de nódulo mamário guiada por ultrassom e biópsia de lesão no colo do útero.
A moradora de Limoeiro, Maria José, destacou a importância da prevenção e do acesso facilitado aos exames. “É fundamental que as mulheres se cuidem quando chegam à idade indicada, porque a prevenção faz diferença. O câncer tem cura quando descoberto no início. Eu faço a mamografia todos os anos, já que tenho casos na família, e sei da importância desse cuidado. Essa Carreta facilita muito, porque dá oportunidade a quem muitas vezes demora a conseguir o exame. O Governo do Estado está de parabéns por levar esse serviço também para cidades vizinhas, garantindo acesso a quem mora longe”, afirmou.
Para ter acesso aos exames, as usuárias devem apresentar documento de identificação com foto, cartão do SUS e comprovante de residência. Em casos de procedimentos como ultrassonografia das mamas, colposcopia e biópsias, é necessário encaminhamento médico e/ou resultado de exame alterado como: ultrassom de mamas, mamografia e exame preventivo. As mamografias, por sua vez, podem ser feitas por demanda espontânea em mulheres de 50 a 69 anos.
O agendamento é realizado pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), por meio da Central de Marcação de Consultas e Exames (CMCE).