Catálogo “Artesãos de Santidades” valoriza mestres santeiros e a religiosidade popular em Pernambuco

Projeto tem incentivo do Governo de Pernambuco, por meio do Funcultura Geral 2023/2024, e será lançado no Museu do Estado, no dia 14 de novembro

O rico universo da arte sacra pernambucana ganha destaque no catálogo “Artesãos de Santidades: Artes e Religiosidades em Pernambuco”, que será lançado no próximo dia 14 de novembro, às 17h, no Museu do Estado de Pernambuco (MEPE), com entrada gratuita. A publicação é resultado de um projeto incentivado pelo Governo do Estado de Pernambuco, por meio do Funcultura Geral 2023/2024, e tem como propósito celebrar a tradição dos mestres santeiros e o valor simbólico da religiosidade popular.

Idealizado pela produtora Tereza Franco, o catálogo reúne fotografias, entrevistas e estudos que revelam o talento e a trajetória de cinco mestres santeiros reconhecidos em quatro municípios pernambucanos: Mestre Abias (Igarassu), Mestre Cabral (Olinda), Mestre Dido (Ipojuca), Mestre Rosalvo (Olinda) e Mestre Nicola (Jaboatão dos Guararapes).

A publicação tem como fio condutor a madeira — principal matéria-prima utilizada pelos artistas — e o entrelaçamento entre arte, fé e cultura. O trabalho apresenta a religiosidade como uma força criativa que atravessa o tempo, o imaginário e o cotidiano dos artesãos, trazendo à tona elementos do sincretismo religioso e da cultura popular pernambucana.

“Desde a infância, sempre fui fascinada por todas as formas de religiosidade — igrejas, capelas, santos, imagens. Esse projeto nasce desse encantamento, com o desejo de valorizar nossos mestres e registrar suas histórias e obras”, destaca Tereza Franco, proponente e produtora executiva do catálogo.

Com pesquisa documental conduzida pelo Frei Marcos Antônio, o projeto alia memória e conhecimento, oferecendo uma contribuição importante para o fomento do turismo religioso e para a formação de um acervo de referência sobre a arte sacra no estado. O material também será disponibilizado como ferramenta pedagógica, aproximando estudantes e o público em geral das expressões artísticas ligadas à fé e à identidade cultural pernambucana.

A equipe responsável pela realização inclui ainda Tiago Moreira (produtor geral), Andréa Franco (fotógrafa e projeto gráfico), Phelipe Rodrigues (jornalista), Felipe Cândido (editor de imagem e narrador de audiodescrição) e Erika Cristina Oliveira (assessoria contábil).

O lançamento marca um importante passo na valorização dos mestres artesãos e da arte sacra popular, reafirmando o compromisso do Funcultura em incentivar iniciativas que preservem a memória e fortaleçam as manifestações culturais de Pernambuco.

Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 32 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas