Rede Estadual apresenta avanços no desempenho de estudantes pretos, pardos, indígenas e de baixa renda

Resultados comprovam impacto das políticas do Governo do Estado voltadas à equidade

A Rede Estadual de Pernambuco registrou avanços significativos no desempenho dos estudantes em maior vulnerabilidade social, como pretos, pardos, indígenas e alunos de baixa renda. É o que aponta o Painel da Equidade Socioeconômica e Racial, lançado pela Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional de Pernambuco (Seplag-PE), por meio do seu Núcleo de Gestão para Resultados na Educação. O estudo é baseado nos dados do último Sistema de Avaliação da Educação Pernambucana (Saepe), divulgados em abril. 

Entre os estudantes mais vulneráveis economicamente, o percentual nos padrões de desempenho mais avançados cresceu de 41,4% para 47,9%, um avanço de 6,5 pontos percentuais (p.p.). Já entre os estudantes pretos, pardos e indígenas, a proficiência adequada passou de 43,8% para 50,1%, um aumento de 6,3 p.p. Os resultados mostram uma evolução consistente na aprendizagem desses grupos e comprovam o impacto das políticas do Governo do Estado voltadas à equidade. 

“A partir das informações detalhadas sobre desempenho e proficiência, vemos que o crescimento no aprendizado ocorreu em todas as Gerências Regionais de Educação, demonstrando que o trabalho da Secretaria de Educação tem abrangência estadual e não se limita a grupos ou regiões específicas. Esse monitoramento de dados é essencial para o aperfeiçoamento da gestão educacional e para a redução das desigualdades raciais e socioeconômicas”, reforça Gilson Monteiro, secretário de Educação de Pernambuco. 

Os resultados confirmam uma tendência de crescimento já indicada pelo VAAR (Valor Anual de Avanço Educacional com Foco na Equidade), indicador do Ministério da Educação, que apontou Pernambuco, em 2023, entre os estados com maior evolução nos índices de aprendizagem de estudantes de grupos em vulnerabilidade social. Agora, graças à nova plataforma, esses avanços poderão ser acompanhados anualmente por meio das avaliações estaduais, que permitem uma leitura detalhada do desempenho em toda a rede estadual e municipal.

Reconhecimento

A Educação de Pernambuco vem recebendo reconhecimento pelo seu compromisso com a redução de desigualdades. Em outubro, o Senado Federal reconheceu o esforço do Governo do Estado em relação à alfabetização na idade certa, destacando os resultados de Pernambuco na melhora da equidade socioeconômica. Em fevereiro, o Ministério da Educação (MEC) concedeu à gestão estadual o Selo Ouro do Compromisso Nacional com a Alfabetização, destacando o estado como uma das melhores práticas na redução de desigualdades. 

A Pactuação de Metas 2025 da SEE, realizada em julho, estabeleceu como metas prioritárias a redução das desigualdades raciais e socioeconômicas e a superação dos padrões elementares de desempenho. Essa última busca garantir que os níveis de aprendizagem estejam distribuídos de forma mais equilibrada entre os estudantes, independentemente de suas origens, promovendo mais equidade e justiça educacional.

Saepe
Mais de 378 mil estudantes participaram do Saepe 2024, em 3.331 escolas públicas de Pernambuco, sendo 923 unidades de ensino estaduais e 2.408 escolas municipais espalhadas por todo o estado. Em 2024, a prova foi aplicada para as turmas do 2º, 5º e 9º ano do ensino fundamental, além do 3º ano do ensino médio das escolas públicas das redes estadual e municipal.

Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 32 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

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