Cepe relança o livro “Guerreiros do Sol: Violência e banditismo no Nordeste do Brasil”

O lançamento será nesta quinta-feira (23).

Guerreiros do Sol: Violência e banditismo no Nordeste do Brasil é um livro que não pode faltar na estante de leitores interessados no tema do cangaceirismo. O título é de autoria do pesquisador Frederico Pernambucano de Mello, que faz um estudo detalhado do cangaço à luz do poder, da estética e da mística em volta desse período da história. Foi publicado pela primeira vez em 1985, estava esgotado e chega à 6ª edição pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe). O lançamento será nesta quinta-feira (23), às 19h, na Academia Pernambucana de Letras, localizada no bairro das Graças, Zona Norte do Recife.

Advogado de formação, Frederico Pernambucano de Mello é referência em estudos sobre o cangaço e Guerreiros do Sol é considerado um clássico nessa temática. O livro tem 544 páginas, ricamente ilustrado e ancorado numa extensa pesquisa realizada em jornais, na poesia sertaneja, em documentação histórica e em depoimentos escritos e orais. Segundo ele, a nova edição traz poucos acréscimos. “O que predomina é a purificação dos dados, dever interminável de quem escreve”, declara o escritor.

No livro, ele traça um panorama do homem sertanejo, descreve a violência instalada no país, analisa as formas de cangaço e ressalta a teoria do escudo ético, argumento da vingança usado por cangaceiros para exercer a bandidagem. “Com a franqueza e a ausência de inveja com que procuro me pautar, digo que, sem sombra de dúvida, a teoria do escudo ético, de Frederico Pernambucano, foi a única que, até o dia de hoje, me pareceu convincente: foi a única que explicou a mim próprio os sentimentos contraditórios de admiração e repulsa que sinto diante dos cangaceiros”, disse, sobre essa teoria, o escritor Ariano Suassuna.

O mais famoso dos cangaceiros, Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião (1898-1938), justificava sua entrada no cangaço como vingança pela morte do pai e prometia retaliações contra José Saturnino e José Lucena de Albuquerque Maranhão, a quem responsabilizava pela vida que levava. “Curiosamente, a propósitos tão firmados e melhor alardeados não se seguiam ações de mesma intensidade. Pode-se mesmo conjecturar que Lampião jamais tentou sinceramente destruir os seus dois grandes inimigos”, relata o pesquisador em uma das passagens da obra.

Serviço
Lançamento do livro Guerreiros do Sol: Violência e banditismo no Nordeste do Brasil
Quando: 23 de março de 2023 (quinta-feira), às 19h
Local: Academia Pernambucana de Letras (Avenida Rui Barbosa, 1596, Graças, Recife)
Preço: R$ 80 (impresso) e R$ 32 (e-book)

Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 31 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas