Crea-PE coleta dados para o combate à mosca das frutas em Petrolina e região

Crea-PE coleta dados para o combate à mosca das frutas em Petrolina e região

O Crea-PE deu início, nesta segunda-feira (17), a uma série de ações para intensificar a campanha de combate à mosca das frutas, com uma agenda de fiscalizações orientativas em propriedades agrícolas de empresas e produtores rurais de Petrolina e região.

A ação faz parte da campanha de combate à mosca das frutas, que está sendo intensificada nesta semana. A iniciativa contou com uma força-tarefa e um reforço na fiscalização com fiscais de Araripina, Serra Talhada, Salgueiro e Caruaru, acompanhados pelo inspetor coordenador de Petrolina, Anízio Godoy.

Desde a primeira ação de fiscalizações orientativas, em novembro do ano passado, mais de 100 propriedades foram visitadas. Nesta terça-feira (18), pela manhã, foi a vez da Fazenda Maria Martins, que fica em Petrolina.

O gerente da fazenda, Edilton Paulo Macedo, confirmou a infestação da mosca das frutas na safra do ano passado, causando prejuízos. Por conta da praga, eles não puderam exportar as mangas para os Estados Unidos, melhor comprador do produto, e precisaram vender a carga para o Canadá. Na rota também entraram alguns países da Europa.

Por isso, a fazenda reforçou o combate à mosca para a safra deste ano. O consultor da fazenda, Pedro Ximenes, explicou que há um planejamento para controlar a praga, com o uso de armadilhas, além de enterrar as frutas maduras numa vala, evitando a proliferação do inseto.

Anízio Godoy informou que este mapeamento que está sendo feito nesta semana irá ajudar no planejamento do segundo semestre. Isso porque, é uma das fases mais importantes, com a colheita e exportação das frutas.

As fiscalizações orientativas seguem até a sexta-feira (21). E à noite, mais uma ação encerra este ciclo da campanha de combate à mosca das frutas. Será realizado um workshop, com o tema “Combate à mosca da fruta”. O encontro acontece, a partir das 18h, no auditório do Sebrae-PE, que fica na Avenida Presidente Tancredo Neves, 1079, Centro, Petrolina. A participação é gratuita para os profissionais do Crea-PE, mas precisa garantir a vaga via inscrição pelo Google Forms, no link: https://forms.gle/qd1nTJ6icvcsH5Jt6.

O encontro contará com a participação do presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, além do vice-presidente do Confea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia), Nielsen Christianni. Entre os assuntos abordados, estão: Força Tarefa do Crea-PE no combate à mosca da fruta; Os impactos da mosca da fruta no Vale do São Francisco; Os impactos da mosca da fruta no Vale do São Francisco; Ações de combate à mosca da fruta; e Educação sanitária e Normativo 22.

Os assuntos serão trazidos por profissionais com expertise nas suas respectivas áreas da Embrapa, Abrafrutas (Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados) e Adagro (Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco). A praga é uma constante preocupação para os produtores locais e profissionais.

Por isso, é assunto prioritário na pauta do Crea-PE. Tamanha a gravidade do assunto, a Valexport (Associação dos Exportadores de Hortigranjeiros e Derivados do Vale do São Francisco) montou um comitê de combate à praga, no qual o Crea faz parte, a exemplo de outras entidades, Embrapa, Adagro, Sebrae e o próprio Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 32 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas