Aos 65 anos, o sacerdote da Diocese de Crato será ordenado bispo para a Diocese de Salgueiro (PE)
A Igreja Diocesana de Crato se prepara para escrever nos anais de sua história mais um importante acontecimento, a Ordenação episcopal de um sacerdote do seu presbitério.
Nomeado, pelo Papa Francisco, como bispo da Diocese de Salgueiro (PE), em 29 de março de 2023, Monsenhor José Vicente Pinto de Alencar da Silva será ordenado bispo no próximo dia 03 de junho, em solene liturgia.
A celebração eucarística com rito de ordenação acontece às 17h, tendo lugar especial na Igreja-Mãe, a Sé Catedral Nossa Senhora da Penha, em Crato. O Ordenante principal será o Bispo de Crato, Dom Magnus Henrique Lopes (OFMCap.), e co-ordeanantes, Dom Fernando Panico, bispo emérito de Crato e Dom Gilberto Pastana de Oliveira, Arcebispo Metropolitano de São Luís (MA).
Vinte e cinco bispos já confirmaram presença para a celebração, além de sacerdotes de Crato (CE), Salgueiro (PE) e de outras localidades. Também caravanas estão sendo organizadas em diversas paróquias. Monsenhor José Vicente é o sexto sacerdote do clero da Diocese de Crato a ser ordenado bispo.
BIOGRAFIA:
Padre José Vicente Pinto de Alencar da Silva nasceu no distrito de Santa Fé em Crato (CE), mais precisamente no Sítio Engenho da Serra, no dia 2 de janeiro de 1958. É o segundo filho do casal Elisa Pinto e Joaquim Vicente da Silva. Concluiu o ensino médio no colégio estadual Wilson Gonçalves, em Crato, no ano de 1980.
Em 1981, ingressou no curso de Pedagogia, à época ofertado pela Faculdade de Filosofia do Crato (atual URCA – Universidade Regional do Cariri). Em 1986, ingressou no seminário São José, em Crato, onde fez a etapa do Propedêutico. Em seguida, foi enviado para Fortaleza, onde cursou Filosofia e Teologia no Instituto Teológico Pastoral (ITEP), no antigo seminário da Prainha. Sua ordenação diaconal ocorreu em 2 de outubro de 1993, e presbiteral em 22 de janeiro de 1994, pelas mãos de dom Newton Holanda Gurgel.
Entre as funções assumidas, está a de chanceler da Cúria Diocesana, ainda como diácono. Em seu primeiro ano de sacerdócio, foi nomeado vigário paroquial para paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Crato. No início do ano seguinte, precisamente no dia 15 de janeiro de 1995, foi transferido para assumir a função de vigário paroquial na paróquia São José, hoje extinta, e vice-reitor do seminário diocesano São José. Na véspera do Natal de 1995, assumiu a paróquia São José como administrador e a reitoria do seminário diocesano São José, onde permaneceu até o ano de 2002, quando viajou para Roma, na Itália, a fim de estudar Ciências da Educação, na Pontifícia Universidade Salesiana e Direito Canônico, na Pontifícia Universidade Lateranense.
Ao regressar para a cidade de Crato, em 2008, exerceu o cargo de professor no seminário diocesano São José, e na Faculdade Católica do Cariri, com sede em Crato. Em 2010, assumiu como pároco da paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Crato. Quatro anos depois, foi nomeado vigário geral da diocese de Crato, por dom Fernando Panico, função ainda exercida até a transferência de dom Gilberto Pastana de Oliveira, até então VI bispo diocesano de Crato, para a arquidiocese de São Luís (MA). No dia 20 de julho de 2021, foi eleito pelo Colégio dos Consultores para a função de administrador diocesano, na vacância da diocese de Crato.
Fonte: Jornalista Mychelle Santos / ASCOM Diocese de Crato