Saiba mais!
Pela primeira vez, estudantes do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) participam do Programa de Mobilidade Acadêmica Regional em Cursos Acreditados (Marca), no âmbito do projeto Enfer-Sul: Mobilidade Acadêmica para o Aperfeiçoamento da Formação em Enfermagem na América do Sul. Dois discentes foram selecionados para a mobilidade na Universidade de Tolima (UT), na Colômbia, em iniciativa realizada pelo Colegiado de Enfermagem (Cenf), com apoio da Assessoria de Relações Internacionais (ARI) e da Pró-Reitoria de Ensino (Proen).
Os discentes do 9° período Jairo Pessoa, de 23 anos, e Tiago Leite, de 25, realizarão até o mês de dezembro um estágio supervisionado na Unidad Intermedia San Francisco, hospital público municipal de Ibagué, cidade localizada no centro do país, na cordilheira central dos Andes colombianos. O hospital oferece serviços de atenção básica e emergências à comunidade. No hospital, os estudantes da Univasf acompanham práticas hospitalares e atividades de saúde da família e comunidade, como visitas aos domicílios, sempre supervisionados por enfermeiros locais e professores da Universidade de Tolima.
Leite está estagiando no setor de urgências em uma área clínica. Já Pessoa está na auditoria, área voltada para o controle e gestão hospitalar. “Aqui o Hospital é como uma sede. Os profissionais da enfermagem vão até as comunidades mais distantes para ofertar o cuidado voltado às populações fora da área central, onde fica o Hospital San Francisco”, explicou Pessoa.
Para os estudantes, estar em um país com um diferente sistema de saúde e conhecer práticas de enfermagem da Colômbia contribuem para enxergar o Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro sob uma nova ótica. “É muito gratificante compartilhar a realidade brasileira, aprender com a diversidade e riqueza cultural da Colômbia e vivenciar também a assistência prestada. Cada dia representa uma oportunidade única de aprendizado, convivência e crescimento pessoal e profissional”, disse Pessoa.
Os intercambistas também destacaram a experiência cultural de estar na Colômbia, como a boa recepção dos colombianos, a comida e as paisagens. “Os tolimenses nos receberam com um tapete de flores lilás de ocobos. Vivenciar na prática as diferenças socioculturais de um país distinto do nosso é fundamental, mas o que mais me marcou foi a hospitalidade das pessoas e a forma como acolheram nossa cultura”, relatou Leite.
O Programa Marca é um projeto regional de mobilidade acadêmica para instituições de ensino superior nos Estados-Membros e Associados do Mercosul: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai e Uruguai. A iniciativa acontece pela primeira vez na Univasf e contribui para divulgar o ensino e pesquisa da universidade. “Estamos assumindo a responsabilidade de internacionalizar o curso de Enfermagem da Univasf. De certa forma, estamos fazendo história dentro do nosso curso e, consequentemente, em nossa instituição”, comentou Pessoa sobre a importância do programa.
Em outubro, o coordenador do curso de Enfermagem da Univasf, Gyllyandeson Delmondes, e a vice-coordenadora, Lucimara Campos, irão para a Colômbia para participar de uma missão científica, que envolve uma agenda que contempla desde reuniões pedagógicas voltadas ao aprimoramento das práticas de ensino entre as instituições até atividades científicas destinadas à consolidação de redes colaborativas de pesquisa.
O professor Delmondes enfatizou a importância desse tipo de iniciativa para a Universidade e para os estudantes. “Esse movimento busca expandir as parcerias institucionais, potencializar oportunidades de cooperação acadêmica e consolidar um intercâmbio que transcenda a mobilidade discente, fortalecendo a internacionalização e a inserção científica do curso de Enfermagem da Univasf em âmbito regional e internacional”, disse o docente.