As inscrições para participar já estão abertas.
A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) promoverá o I Simpósio Latino-Americano de Queijos (SIMLAQ) e o II Workshop de Queijos Artesanais do Vale do São Francisco. Os eventos reunirão estudantes, profissionais e especialistas para compartilhar experiências e apresentar pesquisas sobre qualidade, valorização, regulamentação e inovação na produção de queijos elaborados a partir do leite de diferentes espécies animais. O simpósio e o workshop acontecerão de 17 a 19 de setembro, no Cineteatro da Univasf. As inscrições para participar já estão abertas.
As inscrições estão abertas até o dia 8 de setembro, com taxas que variam de R$ 80 a R$ 110, a depender da categoria. A submissão de trabalhos pode ser realizada até esta quarta-feira (30), devendo seguir a área temática de leite e derivados. Os trabalhos devem ser enviados exclusivamente para apresentação na modalidade pôster. Para se inscrever e submeter resumo, acesse o site do evento.
Acontecendo simultaneamente, a programação do simpósio e do workshop durará três dias e contará com palestras e minicursos de diversos temas, como de produtos de leite de animais não convencionais, como o leite asinino (jumenta) e de ovelha. Além disso, os eventos incluirão mesas-redondas com diferentes temáticas, apresentações de resumos em formato de banner e visitas técnicas.
O objetivo principal dos eventos é promover o debate acadêmico e científico em torno dos avanços, desafios, inovações e políticas pública, relacionados à produção artesanal de queijos, considerando suas dimensões culturais, tecnológicas, regulatórias e de comercialização. O Simpósio Latino-Americano irá contar com a presença de congressistas de todo o Brasil, além de participantes de diferentes países. Os eventos tem estimativa de público de 300 a 400 pessoas.
De acordo com o professor do Colegiado de Medicina Veterinária da Univasf e organizador do Simpósio e Workshop, Daniel Menezes, “o evento será uma oportunidade única para educadores, profissionais, produtores e estudantes se reunirem pessoalmente e compartilharem conhecimentos e experiências enriquecedoras acerca de leite e derivados”.