IFSertãoPE celebra assinatura de Termo de Manifestação de Interesse para implantação de polos EAD em comunidades quilombolas

O evento foi realizado em Conceição das Crioulas, tradicional comunidade quilombola pernambucana próxima a Salgueiro.

O Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), por meio da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e da Diretoria de Educação a Distância (DEaD), promoveu no último sábado (18) uma cerimônia de assinatura do Termo de Manifestação de Interesse entre o Instituto e cinco comunidades quilombolas de Pernambuco, com o objetivo de implantar novos polos de Educação a Distância (EaD). O evento foi realizado em Conceição das Crioulas, tradicional comunidade quilombola pernambucana próxima a Salgueiro.

Toda a equipe de gestão do IFSertãoPE participou do evento. Além do reitor Jean Carlos Coelho de Alencar e do Diretor de Eduação a Distância da Instituição, Adonias Soares, estiveram presentes  todos os pró-reitores do IFSertãoPE: Adeísa Guimarães, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura; Francisco Gama, da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação; Eudis Oliveira, da Pró-Reitoria de Ensino; Klemmerson Amariz, da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional e Fabrícia Nadja, da Pró-Reitoria de Orçamento e Administração. Os diretores-gerais dos campi Salgueiro, Rônero Márcio, e Floresta, Iran Torquato, representantes do Gabinete da Reitoria e a diretora de Gestão de Pessoas da Instituição, Wyara Espírito Santo, também participaram da cerimônia.

Além de gestores do IFSertãoPE, compuseram a mesa diretora do evento representantes de diversas entidades: Expedita Quilombola, da Associação Quilombola Sítio Teixeira, de Betânia (PE); Alisson Possidônio, da Associação Quilombola de Buenos Aires (Custódia); Aline Silva, da Associação Quilombola Pedra do Amolar Peus, de Mirandiba (PE); Joabe Pereira, da Associação dos Quilombolas de São João Batista, em Orocó (PE); e Aparecida Mendes, da Associação Crioulas em Resistência, de Salgueiro (PE). Também fizeram parte da mesa o representante da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq), Antonio Crioulo, e o representante do Centro de Cultura Luiz Freire, Rogério Barata.

A cerimônia, que foi prestigiada por representações de mais de 20 outras comunidades quilombolas pernambucanas, marcou um passo importante rumo a uma ainda maior interiorização e democratização do acesso ao ensino público e gratuito de qualidade. Após os discursos dos integrantes da mesa, cuja tônica comum foi o destaque para o momento de histórica importância para os povos quilombolas do Estado e o potencial transformador da Educação, os Termos de Manifestação de Interesse foram assinados pelas representações das Comunidades e pelo reitor do IFSertãoPE, Jean Carlos Coelho de Alencar. Em seguida, foi servido um almoço em celebração à assinatura do Termo.

Agora, a equipe da Diretoria de Educação a Distância do IFSertãoPE realizará visitas presenciais às comunidades onde os polos serão abertos, para verificar a infraestrutura física e tecnológica dos espaços. Logo em seguida, será elaborado um relatório técnico, que será submetido à análise e aprovação do Conselho Superior. Após a aprovação, será firmado o termo de cooperação e os polos serão cadastrados no sistema E-mec. Com isso, os polos ficam liberados para receber ofertas de cursos e demais ações formativas, que serão definidos posteriormente, em consonância com as necessidades das comunidades quilombolas. Além disso, todos os coordenadores e equipes dos polos passarão por formação específica para atuar na modalidade EaD.

Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 32 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas