II Simpósio de Doenças Infecciosas e Negligenciadas do Vale do São Francisco acontece em maio na Univasf

Para participar é necessário realizar inscrição prévia até o dia 3 de maio.

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio do Grupo de Pesquisa em Doenças Infecciosas e Negligenciadas (GPDIN), realizará o II Simpósio de Doenças Infecciosas e Negligenciadas do Vale do São Francisco no dia 22 de maio. O evento acontecerá a partir das 8h, no Cineteatro do Campus Sede, em Petrolina (PE), e abordará aspectos epidemiológicos, clínicos e políticas públicas para o enfrentamento dessas doenças. O público alvo são estudantes de graduação, pós-graduação, profissionais da saúde, gestores e interessados no tema. Para participar é necessário realizar inscrição prévia até o dia 3 de maio.

Os interessados devem se inscrever através do preenchimento de um formulário eletrônico. O valor da taxa de inscrição é de R$ 40,00 para profissionais e R$ 20,00 para estudantes. A programação do Simpósio é composta por palestras que abordarão temas atuais e importantes na área das doenças infecciosas e negligenciadas. O evento terá palestrantes de setores estratégicos das Secretarias de Saúde dos estados de Pernambuco e da Bahia. Também contará com participação de pesquisadores da Univasf e da Universidade de Pernambuco (UPE), além de profissionais da saúde especialistas na área.

O Simpósio terá como foco quatro doenças infecciosas negligenciadas prevalentes na região do Vale do São Francisco: hanseníase, leishmaniose visceral, tuberculose e arboviroses. Além disso, serão discutidos os impactos que a pandemia de Covid-19 teve no enfrentamento dessas enfermidades. Segundo o líder do GPDIN, Rodrigo Feliciano do Carmo, docente do Colegiado de Medicina do Campus Sede, as doenças negligenciadas acometem populações vulneráveis socialmente e possuem pouco investimento para pesquisa e desenvolvimento de medicamentos e vacinas. “Com a pandemia de Covid-19, muitos programas de enfrentamento dessas doenças foram impactados. Dessa forma, é de fundamental importância voltarmos a discutir esse tema tão importante para a saúde de nossa população”, afirma.

O II Simpósio Doenças Infecciosas e Negligenciadas do Vale do São Francisco conta com o apoio da Secretaria de Saúde de Pernambuco, através da VIII Gerência Regional de Saúde (VIII Geres), e do Núcleo Regional de Saúde Norte do Estado da Bahia. Mais informações sobre o evento estão disponíveis no Instagram.

Tags:
pernambuco
Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 31 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas