As intervenções têm como principal objetivo solucionar problema de perda de água no complexo localizado em Salgueiro (PE)
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Hídrica (SNSH), avança em mais uma importante ação para assegurar a estabilidade estrutural e a eficiência operacional do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF). A pasta anunciou que está em fase de licitação a obra de recuperação do Dique Negreiros, localizado no Eixo Norte do empreendimento, em Salgueiro, no Sertão Pernambucano. O valor estimado da obra é de R$ 24,4 milhões.
As intervenções têm como principal objetivo solucionar o problema de percolação (escoamento de água através de um meio permeável) e perda de água no complexo, identificado desde o primeiro enchimento do Reservatório de Negreiros, em 2020. Na ocasião, surgiram pontos críticos de infiltração que exigiram medidas emergenciais, como a remoção das ogivas das comportas 3 e 4 da estrutura de controle para rebaixamento do nível do reservatório. "A recuperação do Dique Negreiros é uma ação estratégica para garantir a segurança operacional do Eixo Norte do PISF. Nosso compromisso é assegurar que essa infraestrutura opere com total confiabilidade, levando água de qualidade a quem mais precisa”, destacou o diretor do Departamento de Obras Hídricas (DOH) da SNSH, Bruno Cravo.
A solução técnica proposta envolve a construção de uma ensecadeira a montante (estrutura temporária para permitir trabalhos em seco) no dique atual. Com isso, será possível executar um platô com solos argilosos compactados, seguido da implantação de uma cortina de injeção de cimento para o tratamento das regiões fraturadas da estrutura. Essa etapa, considerada a mais onerosa do projeto, está orçada em R$ 5,9 milhões. Apesar de temporária, a ensecadeira será fundamental para a realização segura dos demais serviços.
O cronograma já conta com importantes ações cumpridas, como a aprovação do projeto executivo em fevereiro deste ano e a manifestação jurídica da Consultoria Jurídica (CONJUR), emitida em junho. A licitação foi publicada no último dia 27 de junho e a abertura das propostas está marcada para 5 de agosto de 2025. "Essa intervenção é fruto de um trabalho técnico rigoroso e coordenado. Estamos atuando para resolver de forma definitiva um problema que impacta diretamente a eficiência do sistema de abastecimento no semiárido”, avalia Cravo. As obras serão executadas sem a interrupção do funcionamento do sistema, o que representa um desafio técnico adicional e reforça o compromisso do MIDR com a continuidade do fornecimento hídrico à população beneficiada pelo Eixo Norte.
Além da segurança estrutural, a iniciativa também prevê ações de recuperação ambiental e recomposição de áreas degradadas, reforçando o caráter sustentável e estratégico da intervenção. O dique de Negreiros, tem capacidade para 24 milhões de metros cúbicos de água. As águas do rio já chegaram aos municípios de Terra Nova e Cabrobó. Depois de concluído, o projeto deve beneficiar sete milhões de habitantes em 223 municípios do Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.