Patrimônios Vivos de Pernambuco são titulados no Teatro de Santa Isabel

Saiba mais!

O Dia Nacional do Patrimônio Histórico, comemorado nesta quinta-feira (17), é a maior celebração da Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco, que chega à sua 16ª edição e, mais uma vez, contou nesta data com a titulação dos dez novos Patrimônios Vivos do Estado. O evento, promovido pelo Governo de Pernambuco, por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), foi realizado no Teatro de Santa Isabel, no Bairro de Santo Antônio, e contou com a presença da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, e da vice-governadora Priscila Krause, além de secretários, deputados estaduais e prefeitos pernambucanos. Na ocasião, também foram entregues os prêmios aos vencedores da 8ª edição do Prêmio Ayrton de Almeida Carvalho de Preservação do Patrimônio Cultural.

“Que honra estar aqui no palco que é de vocês. Obrigada por permitir que eu pudesse estar aqui nesse dia de hoje. Para mim, este é um momento muito especial de poder garantir a salvaguarda dos nossos patrimônios. A Semana do Patrimônio Cultural não é uma semana de celebrações, é uma semana de reflexão e de reconhecimento sobre o que já fizeram por nós e o que nós precisamos fazer para poder garantir, como política pública, a preservação da nossa história e das nossas tradições. Reconhecer o trabalho que vem da terra, do chão, de muitas lutas e de muitas gerações”, destacou a governadora Raquel Lyra.

“Sim, somos grandes. Sim, somos um país. Porque nenhum lugar do mundo tem a cultura do povo pernambucano. Aqui é a terra do Carnaval, do forró, do São João. É terra das tradições que estão representadas aqui. É terra da arte, dos brincantes. É terra do cinema reconhecido mundialmente. E que bom que novas gerações vêm para poder garantir que a gente possa continuar sempre contando as nossas histórias”, disse Raquel Lyra.

Secretária de Cultura interina e presidente da Fundarpe, Renata Borba celebrou mais uma edição da Semana do Patrimônio. “Chegamos a mais um dia 17 de agosto, Dia Nacional do Patrimônio Cultural, carregado de emoções. Para tornar o dia ainda mais mágico, entregamos os títulos aos dez novos Patrimônios Vivos do nosso estado, que é pioneiro nesse instrumento de registro e já soma 95 titulados, distribuídos nas quatro macrorregiões do estado”.

“Além do reconhecimento de seus trabalhos, esses mestres, mestras e grupos assumem o compromisso de transmitir seus saberes, suas tradições às gerações do presente e do futuro. Uma prova que isso já está em andamento e estamos tendo os bons resultados é a presença de crianças e de jovens aqui no Teatro de Santa Isabel”, disse Renata Borba, se dirigindo aos alunos das Escolas de Referência em Ensino Médio Liceu e Ginásio Pernambucano, presentes na solenidade.

Os dez Patrimônios Vivos de Pernambuco titulados nesta quinta-feira (17) foram: As Cantadeiras do Povo Indígena Pankararu, de Tacaratu (Sertão de Itaparica); Afoxé Alafin Oyó, de Olinda (Região Metropolitana do Recife); Reisado da Comunidade Quilombola do Saruê, de Santa Maria da Boa Vista (Sertão do São Francisco); Caboclinho Canindé de Goiana (Zona da Mata Norte); Troça Carnavalesca Pitombeira dos Quatro Cantos, de Olinda (Região Metropolitana do Recife); Assisão, de Serra Talhada (Sertão do Pajeú); Coco de Roda Negros e Negras do Leitão da Carapuça, de Afogados da Ingazeira (Sertão do Pajeú); Mestra Nilza Bezerra da Bonequinha da Sorte de Gravatá (Agreste Central); Ilé Axé Oxalá Talabi, de Paulista (Região Metropolitana do Recife); e Mestra Vera Brito, de Vicência (Zona da Mata Norte).

Representando As Cantadeiras do Povo Indígena Pankararu, Dona Bárbara, ao lado de Dona Dinda, fez seus agradecimentos. “Estamos pedindo paz, felicidade e alegria. Sou da etnia Pankararu, do município de Tacaratu. Trabalhamos na tradição há muito tempo, desde a década de 40, e estamos aqui para agradecer a todos vocês e a todas as mulheres do Brasil. Nós lutamos por essa força, essa força que nos deixa de pé”, comemorou Dona Bárbara.

Outro momento da cerimônia foi a entrega do Prêmio Almeida Carvalho de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco, que tem como objetivo a seleção e a premiação de ações exemplares voltadas à proteção, preservação, conservação e salvaguarda do patrimônio cultural, de natureza material e imaterial, em todas as macrorregiões do Estado. O primeiro lugar de cada categoria recebeu R$ 20 mil e o segundo R$ 10 mil.

Participaram da entrega representantes dos primeiros e segundos colocados nas três categorias do 8º Prêmio Ayrton Almeida de Carvalho. Na categoria Formação, o 1º lugar foi representado por Ricardo Araújo, com o projeto Marcas do Passado. Na 2ª colocação, a iniciativa Pequenos Brincantes, representada por Cirlene do Nascimento; na categoria Promoção e Difusão, em primeiro lugar ficou o Cinema do Interior, por Antonio Marcos de Carvalho, e o Cabocolino, de João Marcelo, em segundo lugar; já na categoria Acervos Documentais e Memória Cultural, o primeiro lugar foi para a ação Malassombros, representado por José Manoel Sobrinho.

 

Tags:
pernambuco
Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 31 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas